Aos 37 anos, e exercendo seu primeiro mandato eletivo como vereador de Mata de São João, Paulo Henrique (PT) apresentou sua pré-candidatura a prefeito ainda no início de 2019. Ele vem construindo uma frente com o PCdoB, PSOL, PODEMOS e já há conversas avançadas com o PSB.
De acordo com o petista, nunca foi seu pensamento ficar como vereador por muito tempo e garantiu que a chance de disputar a reeleição é zero. “Tem gente que quer isso, eu não. Esse pensamento e sentimento de que é o momento de renovar a política do município foi o que nos levou a apresentar nossa pré-candidatura à prefeito como uma alternativa para aqueles que não querem mais votar no grupo do prefeito, mas também não querem votar no grupo da ex-prefeita. Uma alternativa capaz de agregar eleitores dos dois polos antagônicos da política tradicional de Mata”, disse Paulo Henrique, informando que o partido apresentará 20 nomes para o legislativo, mas ninguém de mandato. “A nossa pré-candidatura tem como principal proposta a renovação política de Mata de São João. Uma renovação de ideias, propostas e também de quadros. Nesse sentido, trabalhamos para apresentar uma chapa proporcional que também represente esse sentimento”, completou.
Em conversa com este colunista, Paulo Henrique avaliou o rompimento político da vice-prefeita Lulu Cardoso (PSD) com o grupo liderado pelo ex-prefeito João Gualberto (PSDB) como “um misto de traição com erro de condução política”. “Hoje eles estão menores e a oposição maior com a vinda dela para o PSD”, disse o petista, referindo-se as pré-candidaturas oposicionistas dele, de Lulu e da ex-prefeita Márcia (PP).
O pré-candidato informou que está conversando com as lideranças estaduais sobre a possibilidade de unidade. “Primeiro, temos concordância de que esse processo de conversas só deve começar a partir do final de junho. Segundo, será uma avaliação coletiva com o governador, os senadores, os deputados e os pré-candidatos para chegarmos ao nome certo para liderar a oposição e conseguirmos a tão sonhada vitória da oposição. Espero que esse nome seja o meu. Estamos trabalhando para isso”, reconhecendo que, “apesar de termos um cenário favorável à oposição, não podemos errar na estratégia, nem na candidatura”. O pré-candidato governista será João Gualberto.
Paulo Henrique também avaliou que o modelo e a contribuição do grupo do prefeito já deu o que tinha que dar. “Mata de São João é uma cidade com alto índice de desemprego, fruto da falta de política publica municipal para geração de trabalho e renda. As principais lideranças desse grupo mantêm um distanciamento do povo. São 16 anos com prefeitos que não convivem com o povo, que não escutam o povo”, afirmou.
O vereador revelou ainda as suas preocupações em relação as ações de prevenção. Segundo ele, não há barreiras sanitárias nas entradas da cidade nem dos locais turísticos no litoral para monitorar o estado das pessoas que chegam, não há distribuição de máscaras para população. Paulo Henrique sugeriu a criação de um comitê de avaliação e gestão de saída da crise com empresários, vereadores e instituições dos trabalhadores.
Mais leitos – A Prefeitura de Salvador inaugura, na manhã de hoje (5), um hospital exclusivo para tratar pacientes com a Covid-19. Trata-se do Itaigara Memorial, hospital privado, e que foi requisitado administrativamente em abril para combater o novo coronavírus. Serão 47 leitos de UTI, todos equipados com ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos e isolados para atender pacientes em estado grave. O internamento será feito por meio do Sistema de Regulação.
Sem sigilo – A defesa do ex-ministro Sérgio Moro abriu mão do sigilo do depoimento prestado no último sábado (2), em Curitiba. A intenção é evitar a divulgação de trechos isolados e interpretações dissociadas de todo o contexto das declarações, garantindo assim o direito constitucional de informação integral dos fatos relevantes e de interesse público. A decisão caberá ao ministro Celso de Mello, relator do inquérito no STF.
Mudanças – O vice-prefeito de Madre de Deus, Jailton Jajai (PTB), que assumiu interinamente após o afastamento do prefeito Jeferson Andrade (PP) pela justiça, tratou de trocar o secretariado para dar uma nova cara a gestão. Ele já determinou auditorias em projetos, contratos, programas e outras atividades. A prioridade serão as medidas de combate ao novo coronavírus.
Transparência – De autoria do deputado federal Miguel Lombardi (PL-SP), o Projeto de Lei 2180/20 determina que a União, os estados, Distrito Federal e os municípios deverão divulgar diariamente na internet a relação de todos os contratos firmados em caráter emergencial para conter o avanço da epidemia de Covid-19. As informações exigidas são nome e CNPJ/CPF das partes contratadas, a motivação e justificativa do contrato emergencial, o valor e o tempo de vigência.
Economia – A semana iniciou com indicadores negativos na economia. O dólar fechou em alta de 1,55%, cotado a R$ 5,52. A Bovespa fechou em queda de 2,02%, aos 78.882,61.
Momento Jurídico, com Dr. Leonardo Brito – Os eleitores que não votaram ou justificaram a ausência durante as 03 (três) últimas eleições, têm até esta quarta-feira (6) para proceder a regularização junto ao TRE. O prazo fixado também é data limite para quem quer emitir o primeiro título. Conforme mencionamos de forma reiterada nesta coluna, em razão da pandemia Covid-19, o que inviabiliza a prestação dos serviços na modalidade presencial, criou-se uma plataforma digital específica possibilitando a manutenção dos serviços de forma virtual.
Inquietude – Será que o Congresso Nacional aprovará a transparência nos gastos com a pandemia?