O governador do Maranhão, Flavio Dino (PC do B), se tornou a cereja do bolo para a eleição de 2022. Bastou os encontros com o apresentador Luciano Huck tornarem-se públicos que o vice-presidente nacional do PT, deputado Paulo Teixeira, declarou que “ou com Lula ou com Haddad, Flavio Dino estará na nossa chapa nas próximas eleições presidenciais”.
Apesar de externar uma opinião pessoal, a fala de Teixeira é simbólica. Dino desbancou os “Sarney” no Maranhão e se consolidou.
Com um nordestino na chapa, o desejo do governador Rui Costa (PT) disputar o Palácio do Planalto cai por terra. Mas calma. Até 2022 tem muita água para correr debaixo da ponte Salvador/Itaparica.
Aumento – As taxas do DETRAN-BA foram corrigidas em 3,8%, com base no cálculo da inflação. Todos os valores podem ser consultados clicando AQUI.
Ataques – A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), apontou um total de 116 declarações de Bolsonaro contra a imprensa em 2019. Foram 11 ataques a jornalistas, e 105 tentativas de descredibilizar a imprensa. O monitoramento inclui apenas os registrados nos meios oficiais do presidente.
Juros – O presidente Jair Bolsonaro anunciou que a partir do dia 6 de janeiro, os juros do cheque especial estarão limitados a 8% ao mês. A decisão é do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional.
Porto Seguro – O deputado estadual Janio Natal (Podemos) está mesmo disposto a trocar o legislativo pelo executivo e continua se articulando para disputar a prefeitura. Em contato com a Pinga Fogo, ele informou que “a partir do primeiro trimestre de 2020 as coisas se definirão melhor”.
Pilão Arcado – Chapas definidas para eleição suplementar em 2 de fevereiro. A situação vai com o presidente da Câmara, Orgeto Bastos (Patriota), e Viviane Borges (PMB), para prefeito e vice. A oposição repete a aposta em Mundoca (PSDB), 2º colocado na eleição em 2016. O vice será Raimundo Ramos (PSB). Com o apoio de Everton selado, os oposicionistas são favoritos.
Coaraci – O silêncio da ex-prefeita Josefina e do PT fez com que PC do B batesse o martelo em torno do nome de Kadu. A vantagem é que além de os partidos serem aliados, ela é tia do pré-candidato. A militância sai unida. O principal adversário será o prefeito Jadson Albano (DEM).
Curaçá – Aliados do prefeito Pedro Oliveira (PSDB) rechaçaram qualquer pesquisa que aponte o ex-vereador Flamber Feitosa (PSD) a frente na corrida pela prefeitura do município. Informaram que também estão de posse de uma pesquisa, mas não apresentaram nenhum número. Vale lembrar que nenhuma das projeções tem registro no TSE.
Martelo batido – Tratando de um câncer no estômago, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou que será candidato a reeleição. A eleição na capital paulista promete pegar fogo.
Inquietude – Quais partidos baterão ponto no anúncio do candidato do prefeito ACM Neto?