Bruno Reis. Foto: Reprodução.

Chegou o Dia D para o grupo político que governa a cidade de Salvador. Hoje a noite o prefeito ACM Neto (DEM) anunciará o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) como seu pré-candidato à sucessão.

Antes disso, a conversa com o PSDB vingou. Os tucanos desistiram da candidatura própria e declararam apoio a Reis, durante o final da semana. A conversa o bloco formado por Solidariedade, MDB, PSC e PTB também está resolvida. A condição é a indicação do vice na chapa ou a manutenção de Geraldo Júnior na presidência da Câmara.

E não para por aí. Além de manter os aliados, as investidas no PDT e no PL, que fazem parte da base do governador Rui Costa (PT), continuam. Acordos nacionais não estão descartados para essa conjuntura. É aguardar.

Fica onde está – Apesar de discutir isso com o bloco de partidos aliados, Geraldo Júnior optará por se manter onde está. A reeleição para vereador está consolidada e comandar o orçamento milionário da Câmara é muito mais palatável.

A vice – A briga deve ficar entre o Republicanos, PSDB ou algum outro partido que venha da base do governador. Como diz o ditado, quem tem tempo não precisa ter pressa.

Democracia interna – As diversas correntes petistas devem apresentar seus nomes ao processo de escolha final do seu candidato. Nelson Pelegrino, Juca Ferreira e Vilma Reis. Hoje quem se lança é a secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis.

Novidade – Nos bastidores um nome de fora da política vem ganhando força após ó NÃO de Guilherme Bellitani. A major PM Denice Santiago agrada ao governador Rui Costa. A ideia é trabalhar a história de uma mulher negra com carreira brilhante na Polícia Militar e que sempre trabalhou pelo social.

Cirurgia – E por falar em Rui Costa, ele foi submetido a uma intervenção cirúrgica para a retirada de um nódulo mamário e ainda por conta da ginecomastia. O procedimento foi realizado com sucesso. A coluna Pinga Fogo deseja uma pronta recuperação ao governador.

Sem chance – Se for para o DEM ou PSDB, empresário Teobaldo Costa (sem partido) não contará com o apoio do PSD em Lauro de Freitas. O recado foi dado pelo senador Otto Alencar. Isso lembra uma passagem bíblica: “Ninguém pode servir a dois senhores”.

Delação 1 – A coluna Radar noticiou que um novo delator no âmbito da Lava Jato revelará fatos que comprometem o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner, ambos do PT. O assunto diz respeito a construção da sede da Petrobras em Salvador. A Secom chamou a publicação de irresponsável.

Delação 2 – O líder do Democratas na Câmara dos deputados, deputado Efraim Filho, foi citado em delação premiada no esquema de corrupção envolvendo o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). O deputado Elmar Nascimento, ex-líder, deve estar de alma lavada. Seu candidato foi derrotado na disputa.

Inquietude – Quem será o delator citado pela coluna Radar?