A capital baiana do forró vai entrando aos poucos no clima do ano eleitoral. A frente da prefeitura pela terceira vez, o prefeito Carlos Brasileiro (PT), mesmo realizando uma gestão bem abaixo das duas primeiras, disputará a reeleição e aguarda seus adversários.
Aproveitando-se desse desgaste os quatro maiores partidos da oposição decidiram se unir para a disputa. PSL, Democratas, PSDB e Republicanos farão duas pesquisas até junho para definir os nomes para prefeito e vice. Os favoritos hoje são o vereador Laércio Muniz Júnior e o ex-prefeito Dr. Correia, que voltou ao cenário e tenta emplacar o nome.
Pelo acordo, quem estiver melhor será o cabeça de chapa. Ao que tudo indica, Laércio deve trocar o Cidadania pelo Democratas. Já Dr. Correia vem conversando com o presidente municipal do PSL, Valney Souza, que deve levar o nome à presidente estadual da sigla, deputada Dayane Pimentel.
O capitão … – O presidente Jair Bolsonaro cancelou sua ida ao Fórum Econômico de Davos. O porta-voz informou que a decisão se deu por questões de segurança, após o clima de tensão entre EUA e Irã.
… não é bom soldado – Bolsonaro não é mais o mesmo que costumava dizer que “o soldado que vai a guerra e tem medo de morrer é um covarde”. Não pode mais repetir a frase para ninguém.
Escalado – A missão sobrou para Paulo Guedes. Se bem que ninguém melhor do que o próprio ministro da economia para tratar dos assuntos discutidos. Nesse caso é mais seguro para o Brasil.
Tem toda razão – O presidente da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelsinho Trad (PSD-MS) defendeu a neutralidade do Brasil em relação ao conflito entre os EUA e Irã. Para ele, o país deve priorizar relacionamentos comerciais, além de se tornar um aliado da ONU na busca pela paz.
No ataque – O ex-presidente Lula (PT) não dá trégua em busca de manter a polarização. Aproveito o conflito para dizer que “Bolsonaro não faz a menor questão de não ser um lambe botas do Trump”.
Candidatura própria – A deputada Lídice da Mata disse estar “muito feliz e grata” com as manifestações de apoio que vem recebendo para concorrer mais uma vez a prefeitura de Salvador. Ela disse que o assunto será discutido internamente, mas garante que o PSB terá candidato ou candidata na majoritária.
Manifestação – Entidades sindicais convocaram mais uma manifestação contra a proposta de reforma da previdência estadual. A mobilização será no próximo dia 13 de janeiro, às 9h, na ALBA.
Reeleição – Djalma Anjos, prefeito de Novo Horizonte, caminha para uma eleição aparentemente tranquila. A gestão tem aprovação popular e lhe falta ainda um adversário de peso.
Inquietude – Quando o PSB anunciará o nome de Lídice da Mata para prefeitura de Salvador?