Uma das maiores organizações liberais do Brasil, o Livres apresentou um levantamento sobre a frequência dos vereadores na Câmara de Salvador. Os dados foram extraídos do próprio portal da casa legislativa
Segundo o advogado Rodrigo Rara, coordenador do movimento e pesquisador-chefe do “Ranking dos Faltosos”, as informações foram obtidas no próprio portal da casa legislativa.
Com um total de 116 sessões ordinárias realizadas em 2019, os únicos vereadores que marcaram 100% de presença foram Atanázio Júlio (PSSB), Demétrio (DEM), Kiki Bispo (PTB), Marcos Mendes (PSOL), Marta Rodrigues (PT), Orlando Palhinha (DEM), Vado Malassombrado (DEM).
Já o campeão de faltas foi o vereador Maurício Trindade (DEM), que esteve ausente em 44 sessões. Contudo, 36 delas foram devidamente justificadas em função de uma cirurgia cardíaca ao qual o edil foi submetido.
Os que mais faltaram sem justificativa foram Alfredo Mangabeira (MDB) e Henrique Carballal (PV), por 9 vezes.
Faltosos… – A lista conta ainda com Ana Rita Tavares (PMB), com 24 faltas; Lorena Brandão (PSC), com 22; Sílvio Humberto (PSB), com 18; Alfredo Mangueira (MDB) e José Trindade (PSB), ambos com 17; Suíca (PT), com 16; Henrique Carballal (PV) e Ireuda Silva (Republicanos), ambos com 15; e Cátia Rodrigues (PHS), com 14.
…irão aumentar – As faltas tendem a aumentar em anos eleitorais. Em Salvador não será diferente. É bom a população ficar de olho. A mesa diretora da Câmara de Vereadores também precisa estar atenta aos descontos pelas ausências.
Reajuste – O salário mínimo, em vigor desde 1º de janeiro, pode ser reajustado para cima para não ficar abaixo da inflação. Com isso, pode passar dos atuais R$ 1.039,00 para R$ 1.045,00. A medida terá o “taoquei” do presidente Bolsonaro com a anuência do ministro Paulo Guedes.
Turismo – Os secretários de Turismo do Nordeste se reuniram em Pernambuco para tratar dos esforços no fomento da atividade turística nos 9 estados. Fausto Franco esteve por lá defendendo os destinos baianos.
Acordo – O Diário Oficial da União publicou o acordo entre o Brasil e o Catar, que acaba com a exigência de visto para cidadãos dos dois países. Qualquer parte pode suspender a isenção, no todo ou em parte, em especial por razões de segurança pública ou mediante a reintrodução de novos requisitos de visto seja do Brasil ou do Catar. Ficou mais fácil ir Copa do Mundo.
Itapetinga – A oposição ao prefeito Rodrigo Hagge (MDB) ainda não pacificou os entendimentos para apresentar o seu nome a população. Adriano Alcântara (PSDB) e Professor Alécio (PSD), que disputaram a eleição passada, além do ex-prefeito Zé Carlos (PT) e o delegado Roberto Jr. são as possibilidades até então. Se não se unirem em torno de um único nome, a chance de vitória é quase nula..
Inquietude – Quem serão os vereadores mais faltosos em 2020?