ACM Neto e Bruno Reis. Foto: Reprodução.

Verdade seja dita, se a largada política se dá com a Lavagem do Bonfim, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) abriu vantagem na corrida. À oposição coube lamentar os erros cometidos nos boxes, como em uma corrida de Fórmula 1.

Petistas já reconhecem que não prepararam um nome para a disputa. Tanto é que hoje se divide em quatro pré-candidaturas e ainda pode ter mais uma que pode chegar ao partido a pedido do governador Rui Costa.

Guilherme Bellitani não topou sair dos boxes essa temporada e desestabilizou várias equipes que aguardavam a sua decisão. Nessa seara todo mundo teve que arrumar uma solução caseira. O PSB ainda nada, apesar das conversas com o Podemos.

Quem também largou no Bonfim foi a pré-candidata Olívia Santana (PC do B). Mesmo em inferioridade numérica, desfilou com Manuela D’Ávila, medalhão nacional. Sua equipe também conversa com a equipe do pré-candidato Niltinho (PP).

Na corrida, Celsinho Cotrim (PRTB) foi junto com o ex-prefeito João Henrique (PRTB).

E para finalizar o grande prêmio, o pré-candidato Isidorio (Avante) não apareceu nem nos boxes por questões religiosas. Perdeu uma grande chance de testar a popularidade.

Quem fala o que quer… – O vice-governador João Leão (PP) iniciou a semana com a mira apontada para o prefeito ACM Neto (DEM). Em entrevista à Rádio Metrópole, avaliou que Neto não tem nenhuma chance de ser governador e o aconselhou disputar uma vaga a Câmara dos Deputados.

…ouve o que não quer – A resposta veio na Lavagem do Bonfim. Em entrevista ao Metro1, ACM Neto chamou João Leão de “puxa-saco de luxo do governador (Rui Costa)”. Ainda bem que o clima era de festa e de paz.

Pilão Arcado – Prefeito interino e candidato na eleição suplementar, Orgeto Bastos (Patriota) declinou dos debates organizados pela APLB e Diocese. Quem continua perdendo com tudo isso é a população.

…nem ele – A CCJ do Senado deve analisar projeto de lei que acaba com a obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas para prestar os exames da carteira de motorista. O texto é de autoria da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) e servirá apenas para habilitações da categoria A e B.

Sindicalismo – A Secretaria Nacional Sindical do PT está atuando para que os candidatos à prefeitura e vereança recebam uma plataforma de propostas em defesa dos sindicatos. O documento, que está sendo construído a partir desses diálogos, estimula os dirigentes sindicais a participar ativamente do processo eleitoral, mobilizando os trabalhadores para lutar pelos direitos trabalhistas. 

Vereadores – No salve-se quem puder, vereadores de todo Brasil estão apavorados com o novo sistema sem coligações. Quem busca mandato não quer conversa de se juntar aos medalhões. Muitos de mandato já podem ir desapegando.

Caldeirão Grande – O prefeito Candinho (PDT) torce pela divisão da oposição no município. É a chance que tem para ser reeleito. Se a oposição resolver suas diferenças e lançar um único nome sem problemas com a justiça eleitoral, a fatura estará liquidada.

Jacobina – O vereador Tiago Dias (PC do B) arrebatou mais um apoio de peso para sua pré-candidatura. Dessa vez foi o ex-prefeito Rui Macedo que abriu mão da disputa para apoiá-lo. O movimento foi viabilizado graças às costuras feitas pelos deputados Júnior Muniz (PP) e Daniel Almeida (PC do B).

Inquietude – Quantos vereadores ficarão de fora em Salvador?