Ex-secretário especial da Cultura, Roberto Alvim. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Há uma disparidade nas escolhas do governo Bolsonaro. Fazendo uma avaliação sem tamanha profundidade é perceptível que as escolhas técnicas trazem resultados positivos, tendo sido o próprio presidente o único a atrapalhar, quando fala de economia sem conhecimento ou quando tenta proteger o filho das investigações.

As escolhas político-ideológica são as piores possíveis. O exemplo mais recente é o do secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, que fez um vídeo com discurso nazista, afirmando que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. Alvim utilizou-se das palavras do ministro da propaganda nazista Joseph Goebbels. É inadmissível o flerte com posições tão nefastas.

O repúdio do bom senso foi imediato. Uma enxurrada de críticas se espalhou pela internet. Felizmente, dessa vez, o presidente não titubeou para demitir. Foi tarde.

Reação no Congresso – Davi Alcolumbre (DEM) disse que é inadmissível termos representantes com esse tipo de pensamento que infligiu o maior flagelo à humanidade. Já Rodrigo Maia (DEM) disse que o ex-secretário da Cultura passou de todos os limites e chamou o fato de inaceitável.

Revoada – Enquanto vai apresentando seus pré-candidatos Brasil a fora, na Bahia o partido Novo ainda não concluiu o seu processo seletivo nas duas únicas cidades em que disputará eleição: Salvador e Feira de Santana. Filiados ao partido dos outros municípios já negociam com outros partidos para não ficarem de fora.

Gesto… – Vice-prefeito é pré-candidato a prefeito, Bruno Reis acenou para a possibilidade de um companheiro de chapa vindo do Movimento Negro. Como antecipado pelo Anota Bahia, ele propôs ao Vovô do Ilê Aiyê, a possibilidade de ser seu vice.

…ao Movimento Negro – Até o momento, a única pré-candidatura oficial de fato negra é a da deputada Olívia Santana (PC do B). Outros dois nomes que podem surgir são os do vereador Silvio Humberto (PSB) e da Major Denise Santiago, que pode chegar ao PT.

2ª tentativa – Primo do deputado federal Adolfo Viana (PSDB), Anísio Viana disputará mais uma vez a prefeitura de Casa Nova. De 2016 para cá, o jovem nao orou de fazer política um só dia. É o único opositor a incomodar o prefeito Wilker do Posto (PSB).

Repercussão – O jornalista político e blogueiro pernambucano, Magno Martins, saiu encantado com a Festa da Lavagem do Bonfim. Viu de perto a mistura do sagrado e do profano, a devoção dos baianos e o termômetro político que é o evento. Lá em Pernambuco, algo similar é a subida ao Morro da Conceição.

O Mundo lá Fora – Nos EUA é possível encher o tanque do carro com até US$ 50 dólares. E é você mesmo que abastece. Não há frentistas para isso. O Brasil já discute essa possibilidade, mas tem emperrado não questão do desemprego. O atraso é de décadas.

Frase da Semana – “O vice-governador não manda na própria vida. Virou um puxa-saco de luxo do governador do estado.” (ACM Neto, prefeito de Salvador)

Inquietude – Quando o Novo irá apresentar seus candidatos a prefeito em Salvador e Feira de Santana?