Protestos contra o fechamento do Odorico Tavares. Foto: Ag. A Tarde

É preciso bom senso para compreender o que é melhor para a educação. Ter uma escola aberta não significa mais do que ter uma escola funcionando com eficiência. São coisas bem distintas.

Não faz sentido manter uma unidade com estrutura e capacidade para absorver 3 mil alunos, onde apenas 300 estão matriculados. É o caso da Escola Estadual Odorico Tavares, em Salvador, e de tantas outras. O mais lógico, nesses casos, é a nucleação, que consiste em reunir os alunos das escolas desativadas em centros maiores e tem como objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino.

O Governo do Estado acertou nesse ponto. Os resultados virão no seu tempo. Não se transforma educação do dia para a noite. Mas se acertou em nuclear, errou na forma como conduziu. A nucleação provoca alguns traumas que só o diálogo é capaz de resolver. E faltou diálogo.

Que a lição sirva de exemplo para um melhor planejamento e diálogo com a comunidade escolar. Até porque mais escolas passarão pelo mesmo processo ao longo dos anos. Nesse momento, espera-se que as transferências sejam realizadas sem mais nenhuma dor de cabeça.

Interior – Em Itabuna, a comunidade protestou contra o fechamento do Colegio Estadual Sesquicentenario – Ciso. De acordo com um pai de aluno, que preferiu não se identificar, eles foram pegos de surpresa e até a outra escola do bairro já não há mais disponibilidade de vagas.

Pilão Arcado – A justiça eleitoral deferiu a candidatura de Mundoca (PSDB) a prefeito de Pilão Arcado. Havia um pedido de impugnação por ele não está filiado ao partido com os 6 meses exigidos pela legislação. Provou-se o contrário. O candidato pertence ao ninho tucano desde maio do ano passado.

Movimentação – A coluna Pinga Fogo do último dia 9 de janeiro esquentou a política em Senhor do Bonfim. Os dois principais nomes da oposição seguem fazendo as suas pré-campanhas com pacto de não agressão. Está marcada para próxima semana uma reunião entre o vereador Laércio Muniz e o ex-prefeito Dr. Correia.

Falar é prata… – Ex-presidente do PT de Juazeiro, Paulo Galdino, não poupou críticas ao presidente do MDB, Osanah Setúval, em áudio enviado em um grupo de WhatsApp. Ele acusa o emedebista de vender uma mercadoria ao prefeito Paulo Bonfim (PC do B) que não tem como entregar. Na avaliação de Galdino, o MDB não ficará na base do governo por ordem da direção estadual. Ainda sobraram algumas ofensas impublicáveis.

…calar é ouro – Procurado pela Pinga Fogo, Osanah informou que não responderia as ofensas pessoais. Limitou-se a dizer que sua relação e a do partido é com o prefeito Paulo Bonfim e o ex-prefeito Isaac Carvalho.

Cultura – Após encontro com o presidente Bolsonaro, no Río de Janeiro, a atriz Regina Duarte disse que está em um noivado com o governo. Na quarta-feira ela seguirá para Brasília, onde conhecerá a estrutura da Secretaria de Cultura. Se avançou a esse ponto é sinal que aceitará. A dúvida é se será nas condições dela ou do presidente.

Denunciado – O prefeito de Ibotirama, Terence Lessa, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela aplicação indevida de R$ 38 milhões, vinculados ao Fundeb. O secretário de Administração e Finanças, Leôncio de Oliveira Melo Júnior, também foi denunciado.

Conversas – O advogado Henrique Gonçalves Trindade foi empossado como juiz titular do TRE-BA. A solenidade foi prestigiada por diversos políticos, advogados e membros do judiciário baiano. Não faltará trabalho esse ano.

Inquietude – Regina Duarte trocará a TV Globo pelo Governo Federal?