Ângelo Coronel. Foto: Reprodução.

O PSD parece ter cansado de esperar um posicionamento mais efetivo do governador Rui Costa (PT), em relação ao cenário político de Salvador. O partido, que vinha namorando uma composição com o deputado federal Pastor Sargento Isidorio, pré-candidato a prefeito pelo Avante, decidiu por unanimidade lançar o nome do senador Ângelo Coronel.

O movimento da legenda mexe novamente com o tabuleiro de xadrez. Inclusive, pode ser um sinal do que se esperar em 2022, quando o senador Otto Alencar poderá disputar o Governo do Estado. Para isso, o fortalecimento do PSD na capital é imprescindível, já que no interior o partido conta com quase 107 prefeitos e 592 vereadores.

Ângelo Coronel, que obteve meio milhão de votos para senador em 2018, disse em nota que é de “cumprir missões”. “Se conseguirmos aglutinar, iremos para ganhar, mas somos conscientes e temos os pés no chão.” Ele informou que ainda não discutiu a pré-candidatura com o governador, mas que há conversas com o vice-governador João Leão (Progressistas), o senador Jaques Wagner (PT), e várias lideranças partidárias.

O pré-candidato finalizou a nota com uma mensagem de transformar “Salvador numa cidade de carinho”. Coronel é romântico.

Plano B – Eleusa Coronel, esposa do senador Ângelo Coronel, tem sido sondada para compor como vice-prefeita em Salvador. A possibilidade aventada não está descartada, mas no momento não se cogita mais.

Retira – O ex-deputado estadual Manassés (PSD) irá retirar o seu nome da disputa pelo Thomé de Souza. O gesto será com certeza recompensado. Manassés desenvolve um grande projeto social voltado para desintoxicação e recuperação de pessoas usuárias de drogas.

Na torcida… – A atriz Maitê Proença usou a sensatez para comentar publicação da atriz e agora secretaria de Cultura, Regina Duarte. “Pensa diferente da maioria de nossa classe, mas isso não a torna perversa. Você não é cínica, e muito menos nazista. Dentro do cenário sinistro que tivemos até agora, você é o melhor dos mundos!! Torço por você a frente da cultura de nosso país. Vai com tudo querida.”

….pela namoradinha do Brasil – Regina Duarte ganhou o apelido ainda na década de 1970, onde era requisitada para os melhores papéis. Se tiver liberdade no cargo pode repetir o protagonismo da teledramaturgia na gestão da cultura. É a torcida de quem faz arte no país.

Madre de Deus – O Progressistas lançou a pré-candidatura de Nita Brito a prefeita de Madre de Deus. Ela conta com o apoio do prefeito Jefferson Andrade e toda a bancada governista na Câmara Municipal. O evento foi prestigiado pelos deputados Cláudio Cajado e Niltinho, além de diversas lideranças locais.

Serrinha – O ex-prefeito Ferreirinha vem apertando o passo com a sua pré-candidatura. O médico, que disputou o último pleito e ficou em segundo lugar, tentará voltar ao cargo a partir de 1º de janeiro. A luta será homérica.

Casa Nova – Esposa do ex-prefeito Wilson Cota, Joelma Cota é uma das pré-candidatas a prefeita de Casa Nova. Ela vem se articulando na cidade e ampliando o apoio de lideranças políticas. Em 2016, Cota perdeu a reeleição para Wilker do Posto (PSB).

Impeachment – O processo de impeachment contra o presidente americano Donald Trump começa a tramitar no Senado Americano. O rito do julgamento será definido. Vale lembrar que o presidente tem maioria na Casa e tudo tende a dar em absolutamente nada, como dizem os republicanos aqui na terra do Tio Sam.

Inquietude – O PSD vai até o fim com a pré-candidatura de Ângelo Coronel?