Presidente da União dos Vice-prefeitos da Bahia, Carlos Augusto Bezerra Baltar, conhecido como Tate de Clêses (PSB), de Caldeirão Grande, está com a pré-candidatura à prefeito confirmado no município. Professor das redes estadual e municipal, Tate já foi vereador por dois mandatos e ocupou no mesmo período a presidência do sindicato dos servidores públicos.
Eleito em 2016, junto ao prefeito Candinho (PP), o vice-prefeito viu os compromissos se quebrando ainda na formação do secretariado, quando foi informado que o seu grupo político não faria parte da gestão. Não haveria vaga nem no primeiro e nem no segundo escalão. O caminho foi o rompimento antes mesmo da posse.
De lá para cá, Tate fortaleceu a sua articulação com o deputado federal Afonso Florense (PT) e o ex-deputado estadual Bira Coroa (PT), viabilizando água encanada nas comunidades de Licuri, Castelo, Rua da Batata, Novilhes, Quixaba de São Miguel, São João, Quati, Água Branca, Quixabinha, Continhas, Umburanas, Riachão, Barra, Caldeirãozinho, Várzea do Boi e Baixas. Os investimentos foram realizados em uma parceria da Cerb com a Embasa, atendendo mais de mil famílias.
Com forte presença na zona rural, o vice-prefeito conseguiu ainda eletrificação, 400 cisternas, 300 banheiros para população carente, três tratores para associações, 400 mil mudas de palma e distribuição de sementes.
Tate trabalha pela unidade da oposição e tem mantido o diálogo com o ex-prefeito Netinho, que também se coloca como pré-candidato. Pesquisas internas irão definir a composição da chapa oposicionista. A ideia é anunciar os nomes até o final de março.
Nota de repúdio – A deputada estadual Katia Oliveira (MDB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) para repudiar o crime de feminicídio registrado na cidade de Simões Filho, no último sábado (25). Na Casa, a parlamentar apresentou proposta que visa ampliar as medidas protetivas em favor das mulheres vítimas de violência. Katia também já apresentou indicação para uma delegacia especializada e uma casa abrigo, em Simões Filho, e a instalação de uma base operacional fixa da Ronda Maria da Penha, em Camaçari.
Na bronca – Presidente do Fluminense de Feira, o deputado estadual Pastor Tom (PSL) está indignado com a obrigatoriedade de arcar com os custos da Polícia Militar durante os jogos do Campeonato Baiano. Ele denunciou que, apesar da cobrança, os policiais militares não recebem nenhuma gratificação pela prestação do serviço. Tom pediu que o governador Rui Costa (PT) envie uma proposta para solucionar o problema.
Revoltado – Um servidor público do estado que assistia a sessão da galeria do Plenário da ALBA, não conseguiu esperar até o fim. Saiu de lá revoltado. “Isso é um circo. Eles fazem oposição uns aos outros, mas na hora de ferrar o servidor estão todos juntos”, disparou. Ele cobrava o posicionamento dos parlamentares em relação a Previdência.
Almoço – O cardápio do encontro entre os pré-candidatos a prefeito de Salvador, deputado federal Bacelar (Podemos) e Celsinho Cotrim (PRTB), foi regado a política. Na pauta, a eleição na capital. Cotrim declarou que a política é feita com diálogo e que ele e Bacelar tem muitas coisas em comum, principalmente no tocante à educação e o saber cuidar de gente.
Previdência lá… – Se não ocorrer nenhum fato novo, a votação da PEC da Previdência estadual deve ocorrer nessa quarta-feira (29). O relatório final do deputado Victor Bonfim é aguardado pelos deputados e principalmente pelos servidores, que não estão nada satisfeitos com a falta de diálogo.
…Previdência cá – O prefeito ACM Neto (DEM) está fechando a proposta final da Previdência municipal. A ideia é enviar o texto para apreciação da Câmara de Vereadores após o carnaval. Apesar de necessária, a pauta é espinhosa para um ano eleitoral.
Congresso Nacional – As visitas ao Congresso Nacional serão suspensas na próxima segunda-feira (3), em virtude da sessão solene de inauguração dos trabalhos legislativos de 2020. A área externa, inclusive a Alameda das Bandeiras, será isolada e não será possível estacionar no local.
Inauguração – Enquanto a legislação eleitoral permitir, o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), participará de todas as inaugurações de obras realizadas pela prefeitura. Ontem à noite, por exemplo, ele estava na entrega das 200 casas reformadas pelo programa Morar Melhor, no bairro da Palestina.
Inquietude – Qual das previdências será menos nociva ao Servidor Público?