Carlos Gomes. Foto: Reprodução.

Rompido desde o início da gestão do prefeito Wilker do Posto (PSB), em Casa Nova, o vice-prefeito Dr. Carlos Gomes (PTB) não descarta a possibilidade de disputar o pleito em outubro. Advogado polido, Gomes revelou que tudo se deu devido à falta de cumprimento dos acordos firmados. Apesar disso, não houve briga ou rompimento da relação.

Em sua vasta experiência, exerceu o cargo de Procurador entre 2005 e 2008, quando bem avaliado concorreu a vereador e se elegeu como o mais votado. Com um mandato destacado foi convidado a compor a chapa de Orlando Xavier, como vice-prefeito, em 2012. Acabaram derrotados pelo ex-prefeito Wilson Cota.

Já em 2014, Gomes disputou um mandato de deputado estadual e foi o segundo mais bem votado em Casa Nova, sendo superado apenas pelo hoje deputado federal Adolfo Viana (PSDB). Dois anos depois disputou a vice-prefeitonovamente  e venceu, cargo que ocupará até 31 de dezembro de 2020.

Questionado sobre a possibilidade de uma nova composição esse ano, o vice-prefeito recorreu a uma frase bem conhecida no meio: “Tudo é possível na política”. A resposta se dá por uma questão muito simples. A divisão fragiliza a oposição e dificulta a vitória. Hoje, além de Gomes, o município já tem confirmadas as pré-candidaturas de Anisio Viana (PSDB) e Joelma Cota (sem partido).

O destino será definido após a avaliação de uma pesquisa para consumo interno que Deve ir a campo após a ressaca do carnaval, quando, de fato, o ano eleitoral começa.

Correntina  – O vice-prefeito Michael Delgado está de malas prontas para embarcar no PSD. O movimento foi articulado pelo presidente da União dos Prefeitos da Bahia, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, e contou com o aval do senador Otto Alencar, presidente estadual da sigla. Michael é pré-candidato a prefeito e enfrentará Maguila, seu ex-aliado que concorre à  reeleição.

Quais surpresas? – “Vamos ter surpresas por aí”. Com essa legenda em uma foto postado com o prefeito ACM Neto (DEM), o deputado estadual Alan Sanches (DEM) aguçou a imaginação dos mais atentos. Pior para os ansiosos, que ficarão sem saber. Para acalmar o coração, a frase pode não passar de um balão de ensaio.

Dossiê – Já tem gente pesquisando até as entranhas dos pré-candidatos a prefeito. A ação é parte da contrapropaganda que a turma prepara para combate. Muitas dessas coisas saem da esfera política e adentram na vida pessoal. Infelizmente, a baixaria ainda é pauta quando o assunto deveria ser tratado com seriedade.

Tal mãe… – Esposa do ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos, Furão, a fonoaudióloga Dra. Luciane de Furão (PSB) está com a pré-campanha a todo vapor no município. É a primeira vez que ela disputará uma eleição, mas conhece de perto os meandros da política. Sempre esteve junto ao marido em suas andanças.

…tal filho – O empresário João de Furão (PSB) irá disputar mais uma vez a prefeitura do Conceição da Feira. Em 2016, ele ficou em segundo lugar. Em 2018, apesar de não ter sido eleito, foi o candidato a deputado federal mais votado no município. Do lado governista, o prefeito Pompílio ainda não definiu quem será seu candidato à sucessão.

Avanço –  O Governo do Estado comemorou os resultados positivos do novo aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. Em julho de 2019, primeiro mês de operação, 23.370 pessoas passaram pelo equipamento.  Já em dezembro foram 45.027. A estimativa é que 500 mil pessoas movimentem o aeroporto, em 2020.

Anúncio  – “Neste ano, a Bahia deve receber a construção dos novos aeroportos de Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim. Isso mostra o empenho do Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, para o desenvolvimento da aviação regional baiana”, destaca Denisson de Oliveira, diretor de Terminais da Seinfra.

Trabalho – O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) quer reduz de 44 para 36 horas a jornada semanal do trabalhador sem redução salarial, em um prazo de dez anos. A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se admitida, será analisada por uma comissão especial a ser criada e votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.

Inquietude – Quais serão  as surpresas prometidas pelo deputado Alan Sanches?