A mais recente novidade na política de Juazeiro veio da justiça. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, por três anos, impedindo-o de disputar a eleição de outubro. O acórdão condenatório transitado em julgado reduziu apenas a multa aplicada.
Bandeira irá recorrer da decisão onde é responsabilizado por irregularidades na prestação de contas recursos repassados ao município pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em nota enviada, a assessoria diz que Bandeira “até hoje nunca ficou inelegível” e é “como se os adversários sempre andassem se borrando de medo daquele que é o maior líder político de Juazeiro nas últimas décadas”. A nota ainda ironiza os gestores que passaram pela prefeitura do município e contaram com governador e presidente aliados.
Assinada pelo filho Leonardo Bandeira, ele finaliza com uma fábula, onde, segundo ele, a moral da história é que “os adeptos dos ratos grunhem e fogem. Os adeptos do gato, obviamente, não têm que se preocupar com coisa alguma, pois estão certos de que os dias dos ratos acabaram em definitivo”.
Nessa brincadeira, os tais “ratos”, como diz Leonardo, já venceram o “gato” incansáveis vezes. Ou seja, a história está mais para o desenho animado Tom e Jerry.
Quanto a Juazeiro, o que o município precisa de fato é de um bom projeto de futuro. Não essa guerrinha pelo poder. Do nós contra eles.
Príncipe do Gueto – Falando em Juazeiro, o final de semana é de festa na cidade com o carnaval antecipado. A bronca é que com a contratação do deputado federal e cantor Igor Kannario, dividiu opiniões. Os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Mulher, de Cultura e dos Direitos Humanos, enviaram ofício ao Prefeito Paulo Bomfim repudiando a contratação. Eles pedem o cancelamento com base na lei municipal 2.707/2017, conhecida como Lei Anti-Baixaria.
Devolução – Segundo a direção do partido Novo, que cobra dos deputados estaduais a devolução dos R$ 50 mil reais recebidos para as sessões extraordinárias, apenas Hilton Coelho (PSOL) e Olívia Santana (PC do B) haviam devolvido o valor. A coluna já enviou um e-mail a todos os parlamentares questionando sobre isso. Quem devolver registraremos. Quem não devolver também.
Adiado – Mais água na panela. Segue o processo de cozinhar em fogo baixo as pré-candidaturas oposicionistas em Salvador. As decisoes foram empurradas para frente. É um sinal de que, pelo menos internamente, o PT discutirá o seu nome. Uma vitória dos demais postulantes que não aceitaram imposição do nome da major Denice Santiago.
Crescimento – O desempenho do Comércio Exterior baiano, em 2019, foi puxado pelo crescimento de 27,2% do saldo comercial e pelo aumento para 48,5% do total das exportações do estado na região Nordeste. Os dados constam do Informe de Conjuntura Econômica, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta segunda-feira (3).
Previdência lá… – O Desembargador Lourival Almeida Trindade foi empossado como presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para o biênio 2020/2022. A solenidade, prestigiará por diversas autoridades baianas, contou com a ilustre presença de Carlos Ayres Brito, ministro do Superior Tribunal Federal. Foram empossados também, os Desembargadores Carlos Roberto Santos Araújo (1º Vice-Presidente); Augusto de Lima Bispo (2º Vice-Presidente); José Alfredo Cerqueira da Silva (Corregedor-Geral); e Osvaldo de Almeida Bomfim (Corregedor das Comarcas do Interior).
Solitário – O deputado Hilton Coelho (PSOL) aproveitou a presença do governador Rui Costa (PT) na reabertura do ano legislativo para fazer o seu protesto contra a aprovação da Reforma da Previdência Estadual. De pé, o parlamentar ergueu um cartaz com uma mensagem que ironiza o mote da publicidade do Governo Estadual: “Destruição da Previdência tamanho G”.
Reabertura – A bancada oposicionista não deu as caras no Plenário da Assembleia Legislativa para ouvir a mensagem do governador Rui Costa. Já na Câmara de Vereadores a oposição compareceu para a reabertura dos trabalhos legislativos.
Adiada – A entrevista marcada para ontem com o prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Dr. Enilson Marcelo, foi adiada a pedido por conta dos festejos que o município realizada. O gestor ainda não confirmou uma nova data. Ficamos no aguardo.
Inquietude – Onde estavam os deputados que não apareceram para ouvir ouvir Rui Costa?