Reginaldo Batista Ribeiro. Foto: Reprodução.

A Pinga Fogo de segunda-feira (3) deu com exclusividade a informação de um forte movimento popular na cidade de Nilo Peçanha para convencer o empresário Reginaldo Batista Ribeiro a disputar a prefeitura. Ele havia descartado a possibilidade em uma postagem em seu Facebook. 

A surpresa não tardou a acontecer. Por volta do meio-dia desta terça-feira (4), diversas pessoas se juntaram em uma carreata pelas ruas do município até a porta da loja de propriedade de Reginaldo. “Venha para loja. Venha para a porta. Porque nós queremos você prefeito. Nós queremos você Reginaldo. E nós estamos mostrando aqui que você está forte, que o povo está com você. E nós estamos aqui para mostrar isso, que nós queremos que você venha abraçar a nossa causa. Isso aqui é a causa do povo. Uma manifestação popular jamais vista na história de Nilo Peçanha”, dizia o locutor em um carro de som.

Visivelmente emocionado, Reginaldo pegou o microfone e correspondeu à expectativa dos populares. “As pessoas vieram me procurar. Se as pessoas acreditam em mim. Se as pessoas estão dispostas a caminhar comigo. Quem sou eu para dizer não gente? Eu tô com vocês e ponto final. Acabou”, disse, confirmando a pré-candidatura.

Entre as lideranças presentes estavam o presidente do PSD, Dr. Fafá, o médico Dr. Bernardo, que abriu mão de disputar a prefeitura, os vereadores Gilvan Filho (PSL) e Wilke (PSD), o ex-vice-prefeito Neco, e Joca, forte liderança na zona rural do município. Outros vereadores governistas ainda não se manifestaram publicamente, mas admitem grandes chances de apoiar o nome de Reginaldo.O grupo é ligado ao atual prefeito Carlos Azevedo (PP), que ainda não definiu seu apoio.

Pelo visto, independente de grupos políticos, Reginaldo da Móveis Estrela se tornou o candidato do povo.

Sem pressa – A vaga de vice-prefeito para composição da chapa de Reginaldo da Móveis Estrela ficará em aberto para uma decisão em grupo. As lideranças e os partidos terão até as convenções para definir.

Recadastramento – Vai até o dia 15 de junho, o recadastramento sanitário obrigatório dos produtores e das propriedades rurais na Bahia, conforme previsto em Portaria publicada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em 30 de janeiro. O objetivo éfortalecer as estratégias de defesa agropecuária no estado. O ato pode ser realizado no escritório da autarquia mais próximo onde do imóvel. O lançamento ocorre hoje, em Vitória da Conquista.

Bolsa Família – A leitura e a votação do relatório daMedida Provisória que estabeleceu o pagamento de 13º aos beneficiários do Bolsa Família, em 2019, ocorrerá hoje. O texto original do Executivo criou o abono natalino apenas para o ano passado. Além de transformar o 13º do Bolsa Família em benefício anual, Randolfe Rodrigues propõe a extensão do 13º para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a pessoas com deficiência e a idosos acima de 65 anos.

Nota de Pesar – Faleceu, nesta terça-feira (4), aos 85 anos, o ex-deputado estadual Gerson Gomes. Ele também foi vereador de Feira de Santana por dois mandatos.Gomes chegou a disputar uma eleição para prefeito da Princesa do Sertão, em 1982, mas acabou derrotado. O velório do ex-parlamentar acontece na sede do Legislativo Municipal.

Conectado – O deputado estadual Niltinho (PP) colocou o ar no seu site. A ideia é aproximar a população da sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa. Aos interessados, o novo espaço de interação possibilita a participação popular no envio de críticas e sugestões.

Curaçá – Ao que tudo indica, o pré-candidato a prefeito de Curaçá, Flamber Feitosa, garantiu o apoio integral dos partidos da base do Governo do Estado. Isso afasta qualquer possibilidade de uma segunda alternativa por parte da oposição. O vaqueiro não para.

Convidado – A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou um convite para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, compareça a uma audiência para detalhar os problemas ocorridos na edição de 2019 do Enem. O ministro poderá falar aos senadores no dia 11 de fevereiro. Caso se recuse a comparecer, uma convocação não está descartada.

Campanha – Criada pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a campanha “Meu Corpo não é Sua Fantasia”, retorna no Carnaval de 2020. O objetivo alertara população sobre o assédio sexual e a violência contra a mulher. Projeto da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela parlamentar, a campanha contou com uma ampla adesão de foliões e personalidades da mídia, que contribuíram para reforçar o grito em defesa da liberdade e do respeito.

Inquietude – O prefeito de Nilo Peçanha cederá aos apelos populares ou atenderá a vontade do filho?