O histórico de rompimentos na política se repete em Correntina, município do oeste baiano. Por lá, o vice-prefeito Michael Delgado (PSD) já se lançou como pré-candidato a prefeito e enfrentará Nilson José Rodrigues, popularmente conhecido por Maguila (PC do B). Maguila cumpre o seu terceiro mandato e tentará a reeleição.
Já Michael Delgado entrou para a política em 2016, quando se lançou candidato a prefeito e acabou compondo como vice. Para tanto, segundo Delgado, a decisão se deu com o compromisso de Maguila apoiá-lo para deputado estadual, fato que não ocorreu. O rompimento foi inevitável. Mesmo com a adversidade, sem contar com o apoio de nenhum grupo político de Correntina, Delgado construiu sua candidatura para deputado estadual em 2018, obtendo 39,51% do município, o equivalente a 6.676 votos. Uma vantagem de mais 4 mil votos sobre o candidato apoiado pelo prefeito.
Apesar de não ter vencido, o pré-candidato saiu muito maior do que entrou e se fortaleceu para a disputa municipal. Michael Delgado é empresário no ramo da construção civil e do entretenimento. Ele realiza em Correntina os Jogos de Verão, um dos maiores eventos esportivos do interior da Bahia. Ele conta com os apoios dos senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, ambos do PSD, do deputado federal Uldurico Junior (PROS) e do presidente da UPB, Eures Ribeiro (PSD).
“Eu me lanço pré-candidato para fazer uma política sem perseguição, uma política de renovação, de projetos, de oportunidades. Hoje eu me sinto preparado. Foi uma faculdade ser vice-prefeito, onde pude conhecer o funcionamento da gestão pública e o meu povo mais de perto. O jovem hoje tem voz, tem vez e tem força para poder decidir a política de Correntina”, disse Michael Delgado, que é neto do ex-prefeito Joaquim da Silva (1971 a 1972).
Meio ambiente – Michael Delgado liderou duas das maiores manifestações em defesa do meio ambiente no município. Correntina é um paraíso de atrações turísticas ligadas a natureza.
Não cansa – Três vezes prefeito de Correntina e tendo sido derrotado na tentativa de reeleição em 2016, Ezequiel Barbosa (PSDB) também já confirmou sua pré-candidatura. O ex-prefeito completa 81 anos em abril mas, pelo visto, não pensa em pendurar as chuteiras.
Voluntárias Sociais – Por falar em Correntina, o município está recebendo a primeira Feira Cidadã de 2020, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). O evento oferece gratuitamente diversos exames médicos, além de serviços de odontologia e triagem para cirurgias eletivas. Cerca de 15 mil pessoas devem ser atendidas.
Mudança – O novo ministro do Desenvolvimento Regional será o ex-deputado Rogério Marinho, que atualmente ocupa a função de secretário especial do Ministério da economia. Ele foi peça chave nas articulações da reforma da previdência e substituirá o agora ex-ministro Gustavo Canuto. A troca é um gesto positivo para o bom relacionamento com o Congresso Nacional.
Carnaval – A Prefeitura de Salvador lançou hoje a programação da folia momesca com o tema “O Carnaval dos Carnavais.” Serão sete circuitos oficiais e cerca de 700 apresentações, começando no dia 20 e finalizando no dia 25 de fevereiro. Antes disso, acontece o Fuzuê no sábado (15) e o Furdunço no domingo (16), com 42 atrações. Segundo a Secult, a festa deve gerar 215 mil empregos temporários e movimentar R$ 1,8 bilhão na economia local.
Turismo Internacional – Segundo balanço realizado pela Vinci Airports, administradora do Aeroporto de Salvador, a movimentação no desembarque internacional cresceu 18% em 2019, quando comparado a 2018. A Argentina lidera com mais da metade dos visitantes que passaram pelo equipamento. O ranking segue com Chile e Uruguai, empatados. A lista segue com Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e França.
Prestigiada – Em sessão solene concorrida, a empresária Flora Gil, esposa do cantor Gilberto Gil, foi agraciada com o Título de Cidadã Baiana pela Assembleia Legislativa da Bahia. A honraria foi concedida pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
Confirmado – O secretário de saúde Léo Prates usou as redes sociais para anunciar a sua filiação ao PDT. O ato será na próxima terça-feira (11), às 10h30, no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), que fica localizada no CAB. Questionado nos comentários se seria candidato a prefeito de Salvador, Prates confirmou que sim. O imbróglio continua.
Inquietude – Quais partidos e pré-candidatos a prefeito comparecerão ao ato de filiação de Léo Prates?