Capitão Alden e Jéssica Senra. Foto: Reprodução.

Polêmica no ar. Mais uma vez a opinião da jornalista e apresentadora Jessica Senra, da Rede Bahia, deu o que falar. Dessa vez ela comentou sobre o vídeo em que um policial militar foi flagrado agredindo um jovem durante abordagem, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O militar também foi acusado de racismo.

A fala de Senra dividiu opiniões, principalmente pelo fato de não individualizar a ação reprovável do militar, colocando a instituição Polícia Militar no epicentro da crise e a comparando, pais e mães de família, a capitães do mato.

“Não são casos isolados, são casos frequentes, históricos, é um problema que está no colo do Coronel Anselmo Brandão e também no do governador do estado, mas está no colo de todos nós. Historicamente a policia nasce dos capitães do mato, aqueles homens que eram pobres mas eram livres e caçavam escravos fugidos, ou seja, eram homens que defendiam os donos de terras e os latifundiários, quando a primeira polícia se forma há quase 200 anos ela vem daí, oprime pobres e negros para defender brancos e ricos. Isso te soa familiar? Não é o que continua acontecendo? Então ou a gente encara de frente, ou a gente não vai resolver esse problema”, disse a apresentadora.

Temos de convir que o excesso policial precisa ser combatido. Seja ele verbal, psicológico ou físico. E isso é função do Comando Geral e do Governo do Estado compreenderem o que tem provocado esses casos para que a questão seja solucionada. O que não podemos permitir é que os bons militares sejam colocados na vala comum dos maus profissionais. E nesse caso, o silêncio do Comando Geral foi ensurdecedor para com os seus comandados.

Quem não digeriu bem as comparações foi o deputado estadual Capitão Alden (PSL). O parlamentar falou à Coluna Pinga Fogo que sua primeira ação será representar a apresentadora no Ministério Público e pedir que os colegas façam o mesmo em todo o estado. O segundo passo será requerer a anulação da Medalha do Mérito Policial Militar, que Senra recebeu em 2017. O caso vai parar nos tribunais.

Na justiça – Outro parlamentar que se manifestou contra as declarações da apresentadora Jessica Senra foi o deputado estadual Soldado Prisco (PSC). “Uma pessoa rica e branca tentar jogar os policiais, que em sua maioria é de camada pobre, humilde e negra, contra a sociedade. Absurdos como esse nós vamos combater sempre”, disse. Prisco informou que também acionará a apresentadora e a rede Bahia na justiça.

Bom de serviço – É notória a melhoria dos serviços no setor de habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/BA). Mérito do diretor Geraldo Júnior, que com uma gestão baseada no planejamento chegou e organizou a casa de forma eficiente. Os indicativos foram tão positivos que ele foi convidado a assumir a diretoria de veículos cumulativamente com a de habilitação, e está dando conta do recado.

Leilão – E por falar em DETRAN/BA, o órgão realizará na próxima segunda-feira (10), no auditório de sua sede, na Avenida ACM, o leilão de 690 veículos inservíveis. São sucatas de carros e motos que foram declarados como abandonados em delegacias da capital e do interior, sem a manifestação dos proprietários. O leilão do Detran-BA acontecerá também pelo site www.brbid.com. Poderão participar do evento empresas dos ramos da siderurgia, fundição e reciclagem. São 307 toneladas de sucatas.

Uauá – O vereador Rosevaldo Loiola foi anunciado como pré-candidato a prefeito de Uauá com o apoio dos deputados Elmar Nascimento (DEM) e Laerte do Vando (PSC). Apesar da indefinição do partido, o lançamento oficial foi agendado para o dia 14 de março, data em que será anunciada a destinação de R$ 1 milhão para obras de pavimentação no município. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar de Elmar e será executada pela Codevasf.

Juventude – Pré-candidato a prefeito de Eunápolis, Neto Carlleto (Progressista) tem demonstrado uma desenvoltura de causar inveja. Sobrinho do deputado federal Ronaldo Carlleto (Progressista), é a primeira vez que o jovem de 24 anos disputará uma eleição. Neto é advogado e presidente Nacional do Movimento Jovens Progressistas.

Mulher no poder – A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) será presidida pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Ela tomará posse na segunda-feira (10), em reunião na sede da entidade, em Brasília. A Unale congrega a união dos 1.059 deputados estaduais das 27 casas legislativas do Brasil.

O Mundo lá fora – Em meio ao caos com a epidemia do coronavírus, os chineses deram uma aula no quesito eficiência da construção civil. Em 10 dias eles construíram do zero um hospital com mil leitos. Aqui no Brasil levaria anos com paralisações, aditamentos, denúncias e tudo mais que estamos acostumados.

Frase da Semana – “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático.” (Paulo Guedes, Ministro da Economia)

Inquietude – Foi correto comparar policiais militares a capitães do mato?