Eleições 2020. Foto: Reprodução.

Cada dia a menos é uma dor de cabeça a mais para os presidentes de partido. O fim das coligaçõesproporcionais deixou boa parte deles perdidos para montagem do grupo de candidatos a vereador. Os vereadores, então, nem se fala. Também não sabem bem o que fazer, principalmente os que hoje encontram uma certa dificuldade para reeleição.

O novo formato fortalece o sistema partidário e põe fim as negociatas que formavam coligações entre partidos sem a menor convergência ideológica. O caminho agora é estruturar candidatos de forma sólida, cumprindo a cota de gênero. Os laranjas, que já existiam, mas só se tornaram notórios na última eleição, também devem desaparecer. Quem arriscar poderá acabar sem eleger ninguém.

A verdade é que no final das contas os vereadores servirão de cobaias, pois o modelo já deveria ter valido nas eleições de 2018. Sem ter a menor ideia de como seria, o Congresso Nacional resolveu jogar para esse ano. Se não der certo, não duvidem que as excelências em Brasília darão o seu jeitinho para não provar do veneno em 2022.

Lançamento – Economista de formação, o empresário Teobaldo Costa promete uma grande festa hoje em sua festa de filiação ao Democratas. O proprietário da rede Atakarejo aproveitará o evento para lançar oficialmente a sua pré-candidatura a prefeito de Lauro de Freitas. O presidente nacional do partido e prefeito de Salvador, ACM Neto, estará presente. Liderança política local, Mateus Reis pode ser também confirmado como vice.

Novidade – O advogado Kalber Fernandes realizará um café da manhã no próximo domingo (16), onde celebrará o seu aniversário e lançará a sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro. Ele já conta com o apoio do PTC e PROS, e ainda articula a chegada de mais dois partidos àsua base de sustentação. Kalber não descarta uma composição, contudo isso só se daria no campo de oposição. Apoiar o atual governo está descartado.

Crime – Um dos homens mais procurados do Rio de Janeiro, o ex-capitão da Polícia Militar, Adriano Magalhães da Nóbrega, foi morto em um confronto com policiais militares na manhã deste domingo (9), na zona rural de Esplanada, município a 180km de Salvador. O chefe da milícia Escritório do Crime estava escondido no sítio do vereador do PSL Gilsinho da Dedé. Ao G1, o edil informou que estava viajando e negou qualquer envolvimento com o caso.

Mais um – Feira de Santana ganhou mais uma pré-candidatura a prefeito. O Republicanos apresentou o nome do deputado estadual José de Arimateia, que já foi vereador do município entre 2005 e 2006. Na última eleição, o parlamentar obteve 9,5 mil votos dos feirenses. 

Carnaval… – O bairro de São Cristovão recebeu a sextaedição do Bloco da Saúde. A festa foi comandada pelo cantor Tuka Fernandes. Quem não perdeu a chance de colocar seu bloco na rua foi o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), que caiu na folia ao lado do vereador Duda Sanches (DEM) e dos deputados Alan Sanches (DEM) e João Roma (Republicanos).

…e boa ação – Em conversa com a Coluna Pinga Fogo, o vereador Duda Sanches falou sobre o caráter social do Bloco da Saúde. Foram arrecadados quase duas toneladas de alimentos não perecíveis que serão destinados a doação.

É menino – Grávida, a deputada estadual Talita Oliveira (PSL) revelou na noite deste domingo que está esperando um menino. O herdeiro é fruto do relacionamento com Walter Peixoto e se chamará Davi.

Unidade? – Em visita a Serrinha, o senador Ângelo Coronel conseguiu se reunir com os principais nomes do jogo político municipal. Conversou com o prefeito Adriano Lima (MDB) e com os opositores Lucas Chicabana (PT) e o ex-prefeito Ferreirinha (PL). Se depender da vontade de Coronel, a oposição fará um entendimento pela candidatura única.

Inquietude – O fim das coligações proporcionais darão mais seriedade aos partidos?