A pré-candidata Lulu (PSDB). Foto: Reprodução.

Assim como ocorre em Salvador, a festa em homenagem ao Senhor do Bonfim, em Mata de São João, serve de termômetro político. A manifestação popular, que mistura o sagrado e o profano, reuniu cerca de 20 mil pessoas no último domingo.

Em meio a multidão os grupos políticos seguiam rodeados de aliados. Vantagem para a vice-prefeita e pré-candidata Lulu (PSDB), que caminhou todo percurso ao lado do prefeito Marcelo, do presidente da Câmara, vereador Agnaldo de Lulu (DEM), e toda bancada do governo. Estiveram presentes ainda os deputados estaduais Diego Coronel (PSD) e Luciano Simões (DEM), e os federais Adolfo Viana (PSDB) e Otto Filho (PSD).

Do outro lado a oposição apareceu dividida. De um lado a ex-prefeita Márcia Dias (Progressista) com os deputados Ronaldo Carletto (Progressista) e Rosemberg Pinto (PT), e do outro o vereador Paulo Henrique (PT) com os deputados Cacá Leão e Niltinho, ambos Progressistas.

Duas pesquisas que a Pinga Fogo obteve acesso mostrou a vice-prefeita ampliando a vantagem sobre a ex-prefeita Marcia, que oscilou negativamente dentro da margem de erro. Ela lidera no quesito rejeição. Já Paulo Henrique oscilou positivamente. Sem um entendimento da oposição, será quase impossível vencer Lulu.

Convite – Durante a Festa do Senhor do Bonfim de Mata de São João, o deputado estadual Diego Coronel (PSD) não escondeu o desejo de ter o presidente da Câmara de Vereadores, Agnaldo de Lulu (DEM), nos quadros pessedistas. O vereador revelou que fará o que for melhor para o grupo.

Inauguração – Vinte municípios do oeste baiano serão atendidos com a policlínica inaugurada ontem em Barreiras, pelo governador Rui Costa (PT). Já são 16 unidades entregues no estado em 5 anos. O petista informou que já autorizou a construção de mais uma unidade na região. O município escolhido foi Santa Maria da Vitória.

Aniversário – O Partido dos Trabalhadores comemorou ontem os seus 40 anos de história política. Na Assembleia Legislativa Bahia, uma sessão solene foi realizada para celebrar o aniversário e reuniu as maiores lideranças petistas no Estado. O primeiro deputado federal baiano, Alcides Modesto, e o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, foram agraciados com a Comenda Dois de Julho.

Nota – O deputado estadual Alex Lima (PSB) tratou de afastar rumores sobre qualquer tipo de relação com Adriano Magalhães Nobrega, chefe da milícia Escritório do Crime, morto em confronto com policiais militares em um sítio de propriedade do seu irmão Gilsinho de Dedé, vereador de Esplanada. Em nota, o parlamentar cobrou rígida investigação às autoridades.

Mudança – Desde ontem que o local de atendimento ao público na sede do TRE-BA mudou para o Mezanino, localizado no prédio Anexo II do Tribunal. O motivo é uma reforma a ser realizada na marquise do prédio dos cartórios eleitorais, onde está localizada a Central de Atendimento ao Público (CAP). A obra deve ser concluída em 60 dias.

Live – Uma das estratégias adotadas pelo pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, Carlos Geilson (Podemos), é ficar cada vez mais próximo da população e conversar ao vivo pelas redes sociais. A ferramenta, se bem utilizada, será um grande diferencial na campanha eleitoral.

Encrencado – A Procuradoria Geral da República denunciou o presidente nacional do Progressita, senador Ciro Nogueira, ao Supremo Tribunal Federal. A PGR quer que ele se torne réu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ministro Edson Fachin analisará o caso.

Irônica – Único filme brasileiro a concorrer ao Oscar, Democracia em Vertigem, de Petra Costa, não levou o maior prêmio do cinema. Enquanto diversos líderes da esquerda se manifestaram em apoio a cineasta. Na outra ponta da corda, a secretária de Cultura preferiu ironizar. Em uma foto publicada nas redes sociais, Regina Duarte disparou: “Um Oscar pra você que foi pra rua derrubar o governo mais corrupto da história”. Pelo visto, a atriz aprendeu rápido as estocadas políticas.

Inquietude – O que a cultura brasileira ganha com a ironia da secretária nacional?