Foto: Reprodução

O recadastramento biométrico na Bahia será encerrado na próxima terça-feira (18). A orientação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) é que os eleitores dos 242 municípios listados procurem por um posto ou cartório o quanto antes. Quem não fizer a atualização terá o título cancelado e não poderá votar na eleição de outubro.

Em razão de manutenção dos sistemas eleitorais determinada pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE), não haverá plantão durante o fim de semana.

O TRE informou que apenas 49 ainda registram percentual de eleitores biometrizados abaixo dos 80%. Considerando os 4.030.719 eleitores convocados para realizar o recadastramento nesta última fase, 3.335.791 (82,7%) já compareceram a revisão, restando agora 694.928 (17,3%).

Os dados dos municípios podem ser consultados de forma individual no biomaps, ferramenta utilizada pelo TRE baiano para monitoramento da revisão em todo o estado.

O agendamento pode ser realizado clicando no site ou pelo telefone 0800 071 6505. Para ser atendido em posto ou cartório eleitoral, o eleitor deve apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, três meses).

Além de não votar, quem não fizer a biometria não poderá também inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, receber vencimentos de função ou emprego público, participar de concorrência pública, obter empréstimos em bancos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Então, é melhor correr para resolver.

Ribeira do Pombal – O prefeito Ricardo Maia (PSD) lança hoje o nome do seu secretário de administração, Erikson Silva (PSD), para disputar a sucessão municipal. Aos 35 anos, é a primeira eleição que ele disputará em sua vida. À Pinga Fogo, Erikson disse que quer dar continuidade ao trabalho iniciado pelo prefeito Ricardo, fazendo uma gestão para todos os pombalenses. Seu principal adversário será o ex-prefeito Zé Grilo.

Mateus 6:24 – Não existe essa de agradar a dois senhores com o prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Dr. Enilson Marcelo. Bastou o ex-prefeito Dr. Levi se posicionar no jogo eleitoral para que o gestor devolvesse o médico para o estado, onde é servidor público. Segundo ele, o município não possui unidades de referência onde o prefeito possa atender. O engraçado é que antes tinha. Com a palavra, o prefeito.

Inhambupe – O município gastou, em 2018, 63,15% da receita corrente líquida para despesas com pessoal, quando o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 54%. Não deu outra. As contas foram rejeitadas e o prefeito Nena foi multado em R$ 25.920,00, que corresponde a 12% dos seus subsídios anuais. O gestor também foi multado em R$ 3 mil por outras irregularidades. A decisão cabe recurso.

Corpo a corpo – Final de semana de Furdunço e Fuzuê em Salvador. Serão 85 atrações em dois dias de festa. Além dos foliões já tradicionais, alguns políticos e pré-candidatos devem marcar presença no corpo a corpo com os eleitores.

Baile de gala – A segunda edição do Baile Bahia Real Masqué, realizado no Palácio da Aclamação, foi um sucesso. Promovido pela primeira dama do Estado, Aline Peixoto, e as Voluntárias Sociais da Bahia, o baile de gala reunião diversas personalidades e políticos. A animação ficou por conta da cantora Ivete Sangalo e dos cantores Jau e Luiz Caldas. A meta foi batida e todo valor arrecadado será destinado ao Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) e a reforma de uma creche.

Boa notícia – O Brasil registrou, em 2019, o menor número de assassinatos da série histórica, iniciada em 2007. O ano passado foram 41.635 homicídios, 9.923 a menos do que o registrado em 2018. Apesar de o número ainda ser bastante elevado, a redução de um ano para outro foi de 19%. Que assim continue.

O Mundo lá Fora – No Japão, quanto mais lixo você produzir, mais imposto pagará. Lá a coleta é totalmente seletiva e os sacos de lixo são oficiais. O cidadão é obrigado a comprar o saco determinado e o imposto já está embutido no valor. E nem adianta tentar burlar o sistema, pois é preciso se identificar no saco. Um errinho e o lixo não será recolhido. Pior. O cidadão será notificado. Todas as cidades possuem planilhas educativas ensinando tudo. Não atoa, o Japão é um dos países mais limpos do mundo.

Frase da Semana – “Eu não entendo de milícia, não entendo de crime. Deixa quem entende do assunto falar.” (Rui Costa, Governador do Estado)

Inquietude – Por que brasileiro adora deixar as coisas para a última hora?