Foto: Reprodução

É muito comum dizer que o calendário político se inicia após o carnaval. Como em Juazeiro a folia momesca é sempre antecipada, as movimentações já se intensificaram por lá.

A decisão transitada em julgado do TRF1, que manteve a inelegibilidade por três anos do ex-prefeito Joseph Bandeira, mudou o jogo. Sobre o assunto, a Coluna Pinga Fogo ouviu a opinião de um especialista em direito com trânsito nos tribunais superiores em Brasília. “O Recurso Especial que não foi admitido pelo TRF1 teria que ser atacado por Agravo de Instrumento. O ex-prefeito perdeu o prazo e agora transitou em julgado. Ou seja, não cabe mais recurso. As estreitas possibilidades de uma Ação Rescisória não restituirão os direitos políticos”, comentou o advogado.

De volta a política, o prefeito Paulo Bonfim tratou de garantir a presença do governador Rui Costa em seu palanque e trocou o PC do B pelo PT. Isso se dá pelo fato de não está descartada a possibilidade do Coronel Anselmo Bispo ingressar em um partido da base aliada, já que foi visto durante o carnaval junto com os deputados federais Mário Negromonte Jr. e Ronaldo Carletto, ambos do Progressista, sigla do vice-governador João Leão.

Contudo, o mais provável hoje, com Joseph Bandeira fora do jogo, é que o Coronel Anselmo Bispo amplie as alianças com partidos que sempre se mantiveram na oposição ao governo municipal. Isso evitaria confundir o eleitor. Esse colunista já soube com exclusividade que Bispo se reunirá hoje com lideranças do Democratas, em Salvador, e já pode sair de lá com o prego batido e a ponta virada. Isso inclui todos os partidos ligados ao prefeito ACM Neto no pacote. Uma coisa é certa, o lançamento oficial da pré-candidatura está marcado para 14 de março.

Confirmando-se apenas as duas candidaturas competitivas, a eleição em Juazeiro será um clássico com emoções dignas de um Ba-Vi. Ou seria de Olaria x Veneza?

Inelegíveis – Ainda em Juazeiro, o assunto inelegibilidade virou motivo para brincadeiras. Dizem que a diferença entre os casos dos ex-prefeitos Joseph Bandeira e Isaac Carvalho, é que no dia da eleição Isaac terá o direito de votar, enquanto Bandeira nem isso. Vai ficar em casa.

Na bronca – Aproveitei a visita que fiz ao Santuário do Bom Jesus da Lapa, durante o final de semana, para questionar a população qual a principal demanda do município. A unanimidade cobrou a promessa do Governo do Estado em recuperar a BA-160, que liga Bom Jesus da Lapa a Ibotirama, passando por Paratinga. Hoje mesmo iremos contatar a Seinfra em busca de respostas.

Sinuca de bico – O ex-prefeito Zé Ronaldo (DEM) tem um abacaxi gigante para descascar em Feira de Santana. Colbert Martins (MDB), que assumiu o posto quando Ronaldo renunciou para concorrer ao Governo do Estado, já disse que não abre mão de disputar a reeleição e o deputado estadual Targino Machado (DEM) assumiu publicamente a pré-candidatura. E agora José?

Impressionante – Não está no gibi a quantidade de pré-candidaturas ligadas ao PSD e ao PP no interior do estado. Os líderes estaduais vivem uma verdadeira maratona. Pela quantidade de municípios que tem a Bahia, faltarão dias para atender tanta gente.

Lançamento – O ex-prefeito Zé Grilo (Progressista) quer voltar a comandar o município de Ribeira do Pombal. No último sábado lançou com festa a sua pré-candidatura, reunindo o vice-governador João Leão (Progressista) e os deputados Cacá Leão (Progressista), Daniel Almeida (PC do B), Marcelo Nilo (PSB) e Marcelinho Veiga (PSB)

Baixo custo – A chegada das companhias aéreas de baixo custo (low costs) ao Brasil fizeram os preços das passagens caírem em até 33%, segundo levantamento da empresa Melhores Destinos. Em Salvador a redução ocorreu no mês de janeiro, após o início da operação da JetSmart, em dezembro do ano passado.

Caducou – A Medida Provisória (MP) que criou a ID Estudantil não foi votada e perdeu a validade ontem. Com isso, a carteira de estudante emitida de forma gratuita pelo Ministério da Educação não está mais disponível. A inércia do Congresso Nacional prejudica os milhões de estudantes que continuarão obrigados a financiar entidades para obter o direito à meia-entrada. Quem conseguiu emitir antes da MP caducar, poderá usá-la até dezembro deste ano.

Vagas de Emprego – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) oferece vagas de emprego, em Salvador. Os interessados podem acessar diretamente o site do órgão e conferir as orientações clicando AQUI.

Inquietude – O que os estudantes acharam do marasmo de suas excelências?