Foto: Reprodução

Novos fatos surgem na política de São Gonçalo dos Campos. Um movimento popular iniciado no município tem feito o ex-prefeito Antônio Dessa Cardoso, conhecido como Furão (PSB), ponderar sobre a possibilidade de disputar mais uma vez a prefeitura, onde já exerceu três mandatos.

A dúvida de Furão se dá por conta da pré-candidatura do filho, João de Furão (PSB), em Conceição da Feira. Contudo, o ex-prefeito é considerado pelo grupo político como o único nome viável para vencer a eleição em São Gonçalo dos Campos. Ele revelou à Pinga Fogo que a decisão final será tomada no dia 18 de março, tempo em que ouvirá a população e reunirá o grupo.

“São Gonçalo dos Campos precisa sair do buraco. A atual gestão ainda não esclareceu o que fez com os recursos que o nosso município recebeu nesses últimos três anos e dois meses, haja visto que as poucas obras que tem são dos governos estadual e federal. Mas isso vai mudar. Tenho certeza de que a população irá colocar a cidade de volta no caminho do desenvolvimento e dia 18 de março tomaremos a decisão”, disse Furão, sem poupar críticas a atual gestão.

Entre os seus adversários estão o prefeito Carlos Germano, que concorre a reeleição. Questionado sobra a possibilidade de diálogo com outros grupos, o ex-prefeito foi taxativo. “Diálogo é possível com qualquer um que seja contra o atual desmando”, finalizou.

Na dúvida – Quem ainda não decidiu se concorrerá a prefeitura de São Gonçalo dos Campos foi o médico Tarcísio Pedreira. Ele, que já disputou o cargo em 2012 e 2016, pode ficar de fora caso a pré-candidatura de seu pai, o deputado Targino Machado (DEM), se consolide em Feira de Santana. Sobre a s possibilidades de apoiar algum nome em São Gonçalo, Tarcísio respondeu que não trabalha com hipóteses. “Cada dia com sia agonia”, disse.

Resposta – Em resposta ao que publicamos ontem a respeito da recuperação da rodovia BA-160, a Seinfra informou que “os documentos estão sendo elaborados para a contratação das empresas vencedoras do edital de licitação para obras de recuperação em mais de 740 km de rodovias nas regiões da Chapada Diamantina e do Velho Chico, incluindo a BA-160, entre Ibotirama e Bom Jesus da Lapa, passando por Paratinga. A previsão de inicio das obras é até o mês de março”.

Uauá – Segundo colocado de 2016, o ex-secretário Moisés Ribeiro está com a pré-campanha a toda vapor no município. Com o partido ainda indefinido ele tem mantido conversas com o vereador Rosevaldo Loiola, outro pré-candidato de oposição. O adversário será o prefeito Lindomar Dantas (PC do B).

Camaçari – O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) garantiu nos últimos dias o apoio de mais dois partidos visando a reeleição. O primeiro foi o PSDB e ontem foi a vez do Cidadania. O presidente estadual da sigla, Joceval Rodrigues, disse que “o DEM é uma legenda cujas bandeiras estão bastante alinhadas com o Cidadania”.

Lauro de Freitas – Se a declaração de Joceval Rodrigues tiver validade além dos limites de Camaçari, o Cidadania deverá romper com a gestão de Moema Gramacho (PT), em Lauro de Freitas. O Democratas já oficializou a pré-candidatura do empresário Teobaldo Costa.

Greve – A greve dos petroleiros foi considerada abusiva e ilegal pelo ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A decisão atende a um pedido da Petrobras, que foi autorizada a cortar salários e até a demitir por justa causa. O julgamento do pleno será dia 9 de março.

Criminalização – Tramita no Senado Federal, um Projeto de Lei que torna crime o uso de robôs que se passam por pessoas reais na internet e enviam mensagens automáticas para influenciar debates políticos. A matéria estará na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), amanhã.

Você sabia? – Em 2017, o senador piauiense Ciro Nogueira apresentou uma proposta vedando a comercialização de automóveis novos com motor a diesel ou gasolina, a partir de 1º de janeiro de 2030. A ideia é que em 2040 nenhum veículo desse tipo possa circular mais, com exceção dos de coleção ou de estrangeiros por até 180 dias.

Inquietude – O que os brasileiros acham dessa proposta de acabar com carros a diesel e gasolina?