Em 27 de outubro de 1965, o Ato Institucional nº 2 extinguia todos os partidos políticos. Iniciava-se ali o bipartidarismo, onde de um lado estavam os governistas da ARENA e do outro uma falsa oposição com o MDB, pois todos tinham liberdade vigiada. Isso durou até 1979, quando o pluripartidarismo foi reestabelecido. Contudo, os primeiros registros só ocorreram a partir de 1981, com MDB, PTB e PDT.

Atualmente, o Brasil possui 33 partidos políticos registrados. É sem dúvida alguma uma vasta lavoura de ideologias, onde se produzem sabores e dessabores. O mais recente é o socialista Unidade Popular, registrado no último mês de dezembro.

Nesta quinta-feira (20), por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de registro do Partido Nacional Corinthiano (PNC). A Corte seguiu o voto do relator, ministro Luis Felipe Salomão, que apontou a inexistência de prova do apoiamento mínimo do eleitorado no prazo de dois anos contados da aquisição da personalidade civil, que ocorreu no dia 7 de agosto de 2014. E sim, o PNC seria um partido ligado genuinamente a torcida do Sport Club Corinthians Paulista. Já pensou se a moda pega?

Agora, se você achou que 33 partidos já é algo demasiado, saiba que outros 77 estão na fila dos partidos em formação. Entre eles está a Aliança pelo Brasil, que o presidente Bolsonaro quer fundar para chamar de seu. A única certeza é que o bambaré irá aumentar Brasil a fora.

Bambaré – Por  falar em bambaré, passadas as festividades carnavalescas, o furdunço e o fuzuê chegarão a Câmara de Salvador. A oposição fará muito barulho com a reforma da previdência municipal. Os servidores ainda mais.

Clonagem – Presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), a vereadora de Serrinha, Edylene Ferreira (PSD), teve o seu número de celular clonado por golpistas. Dias atrás, quem também foi vítima de algo parecido foi o deputado estadual Júnior Muniz (PP). Isso já virou uma bagunça, tamanha a facilidade e ousadia dos criminosos.

Regular – A Consultoria Tendências divulgou um estudo mostrando o quadro das finanças dos municípios brasileiros. Das 26 capitais, apenas oito estão com uma situação fiscal confortável. Rio Branco, Palmas, Boa Vista, Curitiba, Porto Velho, Vitória, Aracaju e Manaus são as que estão com as contas públicas mais ajustadas. De acordo com o levantamento, a situação de Salvador é regular.

Na rota – A aviação regional ganha força em Teixeira de Freitas. O aeroporto receberá novos voos com destino a Salvador e São Paulo a partir de 29 de março. A operação será realizada pela Passaredo Linhas Aéreas. A Azul Linhas Aéreas já opera diariamente com voos para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Rede – A Rede Sustentabilidade trabalha para lançarcerca de 40 candidaturas majoritárias em toda Bahia. Estão incluídas nesses números as reeleições em Brejões, com Sandro de Juca, e Livramento de Nossa Senhora, com Ricardinho. Em Salvador, a legenda lançou a pré-candidatura de Magno Lavigne.

Ocupado – O governador Rui Costa (PT) não compareceu a abertura oficial do Carnaval de Salvador. Alegou compromissos inadiáveis previamente agendados. No seu lugar mandou o secretario de Turismo, Fausto Franco, que, aliás, é um dos mais destacados secretários do Governo do Estado.

Turistas – Salvador está recebendo uma penca de políticos de cidades do interior baiano e até mesmo de outros estados. É certo que não haverá tempo para articulações em meio a tanta folia.

Recesso – A Coluna Pinga Fogo fará uma breve pausa durante o Carnaval para recarregar as baterias. Afinal de contas, o ano político seguirá fervendo depois da folia momesca. Retomamos os trabalhos logo após a quarta-feira de cinzas. Excelente carnaval a todos.

Inquietude – Quais as novidades políticas que esse carnaval nos trará?