‘Terra Mãe do Brasil’, Porto Seguro é o berço do descobrimento em uma ótica historicamente eurocentrista. Por lá chegaram os portugueses em 1500, e para lá voltaram em 1530, desta vez com o objetivo de colonizar a nova terra. Fundada em 1535, Porto Seguro só se tornou município efetivamente em 1891, com a sua emancipação política.
Rico em belezas naturais e atrativos turísticos, Porto Seguro virou notícia nacional com a Operação Fraternos, em novembro de 2017. Foram alvos da Polícia Federal a prefeita Cláudia Oliveira (PSD), seu marido Robério Oliveira (PSD), prefeito de Eunápolis, e seu irmão Agnelo Santos (PSD), prefeito de Santa cruz Cabrália, todos suspeitos por fraudarem contratos de licitações que somam R$ 200 milhões. Todos foram afastados e depois retomaram seus cargos meses depois.
Dias atrás o Instituto de Pesquisa Foco divulgou levantamento feito entre os dias 15 e 18 de fevereiro e apontou o ex-prefeito Ubaldino Junior (PROS) na liderança. Na estimulada ele aparece com 28,33% das intenções de voto. Ele é seguido pelo deputado estadual Jânio Natal (Podemos), com 17,33%; e pela candidata governista, a vereadora Lívia Bittencourt (PSD), com 6,18%.
Mais atrás estão o vice-prefeito Beto Axé Moi, com 3,33%; Maurício Pedrosa, com 2,67%; Chico Cancela (PSOL), com 1,83%; e Paulinho Toa Toa (DEM), com 1,33%. Os indecisos somam 38,50%.
A pesquisa está registrada sob a identificação BA-00074/2020. O grau de confiança estimado é de 95%, com margem de erro de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Rejeição – O nome mais rejeitado em Porto Seguro, de acordo com a pesquisa do Instituto Foco, é o do deputado estadual Jânio Natal. 20,17% disseram não votar nele de jeito nenhum. Em seguida estão Ubaldino Júnior (14,83%), Beto Axé Moi (8%), Lívia Bittencourt (4,33%), Paulinho Toa Toa (2,83%), Maurício Pedrosa (2,17%), e Chico Cancela (2%). Outros 45,67% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Avaliação – A gestão da prefeita Cláudia Oliveira também foi avaliada pelo Instituo Foco. Ela foi considerada ótima/boa para 34% dos entrevistados, regular para 29,83%, e ruim/péssima para 30,67%. Outros 5,50% não sabem ou não responderam.
Pesquisa – O Instituto de Pesquisas Folha Regional está realizando um levantamento eleitoral registrado (BA-09993/2020) para prefeito de Abaíra, município encravado no centro da Chapada Diamantina. Dois cenários foram colocados. O primeiro com o prefeito Edval Luz, ‘Diga’ (PTB) enfrentando João Hipólito e o segundo com o gestor enfrentando Viviane Hipólito. O resultado está previsto para amanhã.
Lançamento – O PC do B lançará candidato a prefeito em Riachão do Jacuípe. A missão foi dada ao vereador Lucas Willian, que está deixando o PSB para ingressar no partido. A oficialização será no dia 14 de março, às 19h. Os deputados Daniel Almeida (PC do B), Alex da Piatã (PSD) e Osni Cardoso (PT) já confirmaram presença.
Filiação – Eleito em 2016 pelo PTN, atual Podemos, o prefeito de Souto Soares, André Luiz Sampaio Cardoso, se filiou ao Partido dos Trabalhadores para disputar a reeleição. Estiveram presentes o senador Jaques Wagner (PT) e o deputado Paulo Rangel (PT).
Paulo Afonso 1 – No último sábado, o PP filiou o ex-prefeito Raimundo Caires para disputar a prefeitura do município. O evento contou com a presença do deputado federal Mario Negromonte Junior e diversas lideranças políticas da região, como os prefeitos de Jeremoabo, Glória e Rodelas.
Paulo Afonso 2 – Outro ex-prefeito que também disputará a eleição é Anilton Bastos. O médico tem se movimentado bastante e criou um programa de formação para pré-candidatos a vereador. A ideia é chegar com um time capacitado em outubro.
Regularização – Os eleitores dos 242 municípios que não responderam à convocação da Justiça Eleitoral no último dia 18 de fevereiro tiveram seus títulos cancelados. Eles devem comparecer aos seus respectivos cartórios eleitorais para regularizar a situação até o dia 6 de maio. Quem não regularizar não participará das eleições 2020, além de outras sanções. Quase 800 mil títulos foram cancelados.
Inquietude – Quem será o primeiro a jogar a toalha em Porto Seguro?