Um dos documentos obrigatórios para o registro de candidaturas à prefeito, governador e presidente é o Programa de Governo. Nele, os postulantes apresentam as suas ideias e propostas defendidas. Há quem coloque apenas tópicos e há aqueles que se debruçam sobre cada eixo.
Apesar do prazo final estabelecido pela legislação eleitoral ser apenas em 15 de agosto, o pré-candidato Celsinho Cotrim (PRTB) já apresentou a sua primeira versão com 30 páginas e onze áreas de atuação. Agora, a missão será ouvir os soteropolitanos e tornar o Programa de Governo colaborativo.
Dentre as novidades apresentadas destaque especial para a proposta de ampliar o horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Família até as 22h.
Celsinho também não esconde os aliados que tem. Nos agradecimentos fez questão de citar o vice-presidente Hamilton Mourão, o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, o ex-governador da Bahia, João Durval, e seu filho João Henrique, ex-prefeito de Salvador.
O novo tom – Músico instrumentista bem quisto no meio artístico baiano, Alberto Valentim (sem partido), mais conhecido como Galego, está sendo convencido pelos amigos a disputar um mandato de vereador em Salvador. Até o slogan já foi criado: “O novo tom da política soteropolitana”.
Solidariedade – Preparando o partido para as eleições municipais, o Solidariedade deve lançar 35 candidatos a prefeito na Bahia. Em Salvador, o presidente Luciano Araújo participa ativamente da montagem da chapa de vereadores. Além de nomes novos, a legenda tem conversa avançada com o vereador Fábio Souza.
Monte Santo – Silvania Matos disputará a prefeitura de Monte Santo mais uma vez. Em 2016, ela ficou em terceiro lugar. Já em 2018, na disputa por uma vaga na ALBA, Matos obteve 7.785 no município. Ela enfrentará o prefeito Vando.
Família – Marido da deputada estadual Talita Oliveira (PSL), Walter Peixoto poderá disputar uma vaga de vereador em Salvador. A esse colunista ele confirmou ter recebido alguns convites, mas ainda não bateu o martelo.
Pesquisa – Uma pesquisa para consumo interno estará nas ruas de Juazeiro na próxima semana. A Pinga Fogo teve acesso exclusivo ao questionário. Uma das perguntas testará para onde vão os votos dos eleitores de Joseph Bandeira, caso ele não consiga reverter a inelegibilidade na justiça.
Crescimento 1 – O Produto Interno Bruto da Bahia cresceu 1,2% em 2019, de acordo com dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 304,8 bilhões no acumulado do ano.
Crescimento 2 – A produção baiana de diamantes ultrapassou o montante de R$ 108 milhões em 2019. O estado é o maior produtor do bem mineral do país e abriga a primeira e única mina de diamantes da América do Sul, desenvolvida a partir de kimberlito – rocha matriz do diamante.
Homenagem – O Dia Internacional da Mulher foi repleto de homenagens. É bom que os gestos se repitam nas eleições e a participação das mulheres sejam efetivas. Não dá para continuarem sendo usadas apenas por conta da cota de 30%.
Inquietude – A bancada feminina aumentará nas câmaras municipais da Bahia?