Presidente Bolsonaro. Foto: reprodução

Baseado nas ideias de Aristóteles (Política) e de John Locke (Segundo Tratado do Governo Civil), o pensador francês Charles-Louis de Secondat, mais conhecido como Montesquieu, deixou a sua obra “O Espírito das leis”. Nela está a teoria que inspira a Separação dos Poderes e o seu sistema de Freios e Contrapesos.

Ainda que o Brasil necessite melhorar em todos os poderes constituídos, não há espaço para absolutismo. Nem a direita, nem ao centro, nem a esquerda. Em nenhuma direção ou sentido. É preciso moderação e equilíbrio para pacificação de um país já dividido pela política que insiste em jogar uns contra os outros. Um verdadeiro inferno social, cheio de abusos.

Para variar, o presidente Bolsonaro, que, diga-se de passagem, não tem nem freio nem contrapeso na língua, colocou mais uma vez o Poder Judiciário em suspeita de fraude nas eleições de primeiro tuno, em 2018. Acusa, diz que tem provas, mas não as apresenta para sustentar as suas argumentações. Se comprovado é de fato um escândalo.

Até lá, no entanto, parece mesmo que a ideia do presidente foi apenas criar uma cortina de fumaça para tirar o foco das pautas emergenciais: economia e coronavírus.

Reação… – O mercado financeiro voltou a reagir positivamente em grande parte do mundo após a forte queda dos últimos dias com o coronavírus e a guerra do petróleo. A Bovespa recuperou parte das perdes e fechou em alta de 7,14%. O dólar fechou em queda, cotado a R$ 4,64. Na Europa, as bolsas de Frankfurt, Londres e Paris fecharam em queda.          

…no barril – O barril de petróleo voltou a subir e fechou em alta. Bom para a Petrobras, que viu as suas ações preferenciais subirem 9,41% e as ordinárias 8,51%. O bom humor do mercado também puxou as ações da Vale para cima, com alta de 18,45%.

Seminário – O Tribunal de Contas dos Municípios suspendeu as sessões ordinárias de ontem (10) e hoje (11), em função da realização do “III Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta”. Os trabalhos no plenário do TCM serão retomados na próxima quinta-feira (12).

Homenageado – Por iniciativa da bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, será agraciado com a Comenda 2 de Julho. O advogado é crítico do governo Bolsonaro.

Internado… – O deputado estadual Jânio Natal (Podemos) foi internado hoje em um hospital particular de Salvador para realização de exames. O parlamentar reclamou de fortes dores e suspeita de pedra nos rins ou na vesícula. Todos os compromissos foram cancelados.

…e afiado – Nas redes sociais, Jânio Natal soltou a seguinte pérola: “Se tudo isso for proveniente de praga dos inimigos, as orações serão mais fortes”. Quem não pode com mandinga, não carrega patuá, deputado. 

Previdência… – Chegou a vez dos vereadores de Salvador experimentarem a ira dos sindicatos contra a reforma da previdência municipal. Espera-se ao menos que o diálogo prevaleça e as cenas lamentáveis vistas na reforma estadual não se repitam.

…Municipal – Os protestos dos sindicatos e categorias já se iniciaram. Uma das faixas na frente da Câmara Municipal traz um recado emblemático: “Vereador que aprova reforma autoritária não se reelege”. É bom lembrar que poucos vereadores são beneficiados diretamente com apoio desses sindicatos.

Inquietude – O mercado financeiro dá sinais de recuperação?