Em seu Papo Correria, o governador Rui Costa (PT) foi interpelado por um seguidor sobre o por quê da demora na assinatura do contrato da Ponte Salvador/Itaparica. Sem citar nomes, respondeu o questionamento acusando a oposição de estar com dor de cotovelo.
“Eu sei que tem umas aves agourentas aí. Tem gente que deve tá acendendo vela. Não é para Deus, porque Deus sempre quer coisa boa para o povo. Mas tem gente que deve tá fazendo desejo”, disse Rui Costa, passando a mão no braço. “É dor de cotovelo”, ironizou.
Sobrou também para uma parte da imprensa. “Tem gente que fica publicando todo dia. E é sempre no mesmo jornal e é sempre nos mesmos sites”, informou o governador, sem citar nomes. “O jornalista, o blogueiro, ou seja lá quem for que publica a nota devia botar assim: ‘eu vou vestir saia se a ponte for construída’. Porque aí a gente teria pelo menos a alegria de ver alguns desses vestindo uma bela saia e para a gente fazer um selfie com eles”, desafiou Rui Costa.
A bem da verdade, tudo está dentro do prazo. O consórcio foi homologado no Diário Oficial do Estado no último dia 24 de janeiro e, a partir dessa data, as empresas chinesas têm até 60 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, para assinar o contrato com o Estado.
De acordo com Rui Costa, o consórcio chinês até já apresentou o cronograma de obras e toda tecnologia que será utilizada, em reunião com secretários estaduais na última segunda-feira (9). A obra encurtará distâncias e é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da Bahia.
Sem vereador – O PSL de Salvador trabalha na montagem de uma chapa para vereador sem nenhum nome com mandato. O pré-candidato mais forte até então é o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Alberto Pimentel, marido da deputada federal Dayane Pimentel.
A volta dos que não foram – Depois de protocolar pedido de desfiliação do Democratas por discriminação do Diretório Municipal de Feira de Santana, onde é pré-candidato a prefeito, o deputado estadual Targino Machado foi convencido pela Executiva Nacional do partido a tratar o assunto de forma extrajudicial. O gesto é um sinal de que o parlamentar terá o apoio da legenda em sua postulação. Ele já pediu a desistência da ação.
Exclusivo – Apesar da condição especial para filiação partidária, o comandante da PM na Região Norte, Coronel Anselmo Bispo, está com os dois pés no Democratas, conforme já havíamos antecipado aqui. Falta apenas assinar a ficha. O militar assumirá oficialmente a condição de pré-candidato a prefeito de Juazeiro no próximo sábado (14), durante coletiva de imprensa.
Oficialização – O ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardoso, mais conhecido como Furão (PSB), marcou o lançamento oficial de sua pré-candidatura para a noite do dia 4 de abril. A deputada federal Lídice da Mata (PSB) é presença confirmada no evento. Furão tentará ser prefeito pela quarta vez.
Filiação – Pré-candidato a prefeito de Serrinha, o ex-prefeito Ferreirinha anunciou que se filiará ao PSD no dia 28 de março. O ato deve contar com a presença de lideranças estaduais do partido.
Eleitos – O desembargador Roberto Maynard Frank foi eleito pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para compor o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Ele substituirá o desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, ocupando assim a vice-presidência e a corregedoria da Corte Eleitoral, a partir do dia 3 de abril. Já o juiz Freddy Pitta Lima também foi reconduzido para mais um biênio.
Pandemia… – A Organização Mundial de Saúde (PMS) demorou a declarar o coronavírus como uma pandemia. Os governos dos países onde a doença chegou com mais violência deram de ombros e trocaram a prevenção pelo tratamento nem sempre eficaz. Resultado, mortes e temor.
…econômica – Se a terça-feira foi animadora para a economia mundial, o mesmo não se pode dizer desta quarta. Bastou a OMS declarar a pandemia do coronavírus que as bolsas do mundo inteiro voltaram a despencar. A Bovespa teve queda de 7,6% e o dólar fechou em R$ 4,72.
Inquietude – Quem são as aves agourentas sugeridas pelo governador Rui Costa?