Da verborragia a serenidade há uma distância que só o bom senso e o equilíbrio são capazes de encurtar. As vezes um susto também serve.
Há 48 horas o presidente Bolsonaro considerou o momento de instabilidade com o aumento nos casos de coronavírus como “uma pequena crise”. “No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”, disse o presidente durante discurso em um evento em Miami, nos Estados Unidos.
A tentativa de minimizar e atacar a “grande imprensa” só não foi combinada com o vírus, que acabou contaminando o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten. Bolsonaro e todos os demais que participaram da missão oficial já realizaram exames e receberão hoje os resultados.
Na noite desta quinta-feira (12), o presidente fez um pronunciamento em rede nacional com a serenidade e equilíbrio exigida para quem ocupa um cargo de tamanha importância. Disse que “o governo está atento para manter a evolução do quadro sob controle” e reconheceu que “é provável, inclusive, que o número de infectados aumente nos próximos dias, sem, no entanto, ser motivo de qualquer pânico”.
Seguindo recomendação das autoridades sanitárias, Bolsonaro pediu que as pessoas evitem grandes concentrações populares. O recado foi direcionado aos apoiadores que organizam as manifestações de rua para o próximo domingo (15).
“Queremos um povo atuante e zeloso com a coisa pública, mas jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente. Os movimentos espontâneos e legítimos, marcados para o dia 15 de março, atendem os interesses da nação. Balizados pela lei e pela ordem, demonstram o amadurecimento da nossa democracia presidencialista e são expressões evidentes de nossa liberdade. Precisam, no entanto, diante dos fatos recentes, ser repensadas. Nossa saúde e de nossos familiares devem ser preservadas”, finalizou.
Não menos importante, só para finalizar, o presidente americano Donald Trump e o seu vice Mike Pence também tiveram com Fábio Wajngarten. A Casa Branca informou que ambos não realizarão nenhum teste. Mentira boa é a que eu conto.
Entrelinhas – Não passou despercebido por esse colunista o uso da expressão “democracia presidencialista”, no pronunciamento de Bolsonaro. O trecho foi um sonoro recado aos congressistas que desejam bilhões de reais nas mãos do relator do Orçamento Geral, transformando-o em uma espécie de primeiro ministro.
Suspeita – O senador Ângelo Coronel (PSD) optou pelo auto-isolamento, após ter tido contato com o senador Nelsinho Trad (PSD-MT). O parlamentar matogrossense também estava na comitiva presidencial nos Estados Unidos e aguarda resultado de exames. Coronel também realizará exames e já dispensou todos os seus assessores por um período de 15 dias.
Cancelada – Uma fonte da Coluna Pinga Fogo revelou que o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), irá cancelar a Micareta em virtude do coronavírus. Uma coletiva de imprensa foi convocada para hoje na Secretária Municipal de Saúde. A Princesa do Sertão é até o momento a única cidade baiana com três casos registrados. A decisão do Colbert, que é médico, é acertadíssima.
Aos 16 – Pré-candidata a prefeita de Salvador, Major Denice Santiago divulgou vídeo declarando amor ao PT. Ela revelou que aos 16 anos tirou o título de eleitor porque precisava votar em Lula. “Significa dizer que eu tenho 33 anos no PT”, disse. “Quem me deu régua e compasso para minha vida social foi toda ideologia que está atrelada, guardada, e que graças a Deus persiste no Partido dos Trabalhadores”, concluiu a militar.
Em busca de acordo – Um dos pré-candidatos a prefeito de Uauá que melhor aparece nas pesquisas internas a qual esse colunista teve acesso, Marcos Lobo (PDT) revelou que tentará unir todos os nomes de oposição. A ideia é quem estiver melhor nas pesquisas próximo às convenções sair como cabeça de chapa. Resta saber se todos topam a parada.
Contas aprovadas – O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas do prefeito de Pedrão, Sósthenes da Saúde. A despesa total com pessoal correspondeu a 53,68% da receita corrente líquida, atendendo ao limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Toda crise… – Com mais um dia de turbulência dos mercados, a Bovespa fechou em queda de 14,7%. O dólar bateu recorde e chegou a R$ 5,02, mas recuou e fechou em R$ 4,78.
…gera oportunidade – Com as ações de diversas empresas em baixa, os investidores mais ousados estão se movimentando de forma calculada. Ao primeiro sinal de retomada entrarão no jogo para elevarem o capital.
Inquietude – O que o leitor achou do pronunciamento do presidente Bolsonaro?