Reprodução: Twitter

“Não existe meia liberdade. Quem é meio livre é também, por definição, meio preso.” A definição é do filósofo austríaco Friedrich August von Hayek, no livro Os Fundamentos da Liberdade. Hayek também disse que a “Liberdade significa não somente que o indivíduo tenha tanto a oportunidade quanto o fardo da escolha; significa também que ele deve arcar com as consequências de suas ações. Liberdade e responsabilidade são inseparáveis”.

No entanto, o que mais vimos no último final de semana foram atos da mais pura irresponsabilidade. Manifestações políticas reuniram milhares de pessoas nas ruas, em meio a iminência de alastramento do novo coronavírus (Covid-19). O próprio presidente Bolsonaro deu um péssimo exemplo, contrariando o seu pronunciamento em rede nacional indo as ruas, em Brasília. Foram palavras de credibilidade zero.

Independente do ato incongruente do presidente, o que não é nenhuma surpresa, o momento é delicado e exige prudência e bom senso de todos os cidadãos para que sigamos a risca as orientações dos órgãos de saúde. Evitar aglomeração é fundamental. Até aqui, felizmente, no Brasil não registramos nenhuma morte. Mas para que isso continue cada um deve fazer a sua parte. Eventos e aulas estão sendo suspensas

Espantoso mesmo foi um desses peraltas usarem o microfone em uma das manifestações pelo Brasil e dizer que o “coronavírus nunca matou nenhuma pessoa na face da Terra”. Quer dizer então que as mais de 5 mil pessoas que já morreram diagnosticadas até agora é uma mentira, cara-pálida?

Pior mesmo que o coronavírus é a cegueira provocada pela política. Ora! Faça-me uma garapa.

Em Salvador – Milhares de apoiadores do bolsonarismo vestiram-se de verde e amarelo e foram ao Farol da Barra se manifestar em defesa das ações do presidente Bolsonaro. Eles também pediram a saída dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, ambos filiados ao Democratas. Os vereadores Alexandre Aleluia (DEM) e Cezar Leite, pré-candidato a prefeito pelo PRTB também marcaram presença.

Proibido – A partir de hoje está proibido qualquer evento ou atividade para mais de 500 pessoas, em Salvador. Funcionários públicos vindos da Europa, China, Irã e Estados Unidos ficarão sete dias em isolamento para testarem se contraíram ou não o vírus. Aos que forem viajar fica a obrigação de comunicar ao secretário da pasta. Os decretos foram assinados pelo prefeito ACM Neto.

Educação – Com quatro casos do Covid-19 confirmados em salvador, algumas escolas e faculdades da rede privada já informaram a suspensão das suas atividades. Em contato com o secretario de Educação de Salvador, Bruno Barral revelou que monitora toda situação junto as secretarias de Saúde do município e do estado, e que a orientação da OMS e da Fiocruz é que as aulas sejam suspensas somente a partir da confirmação de 50 casos do Covid-19. As aulas das rede municipal e privada serão suspensas a partir desta quarta-feira, bem antes do recomendado.

Nilo Peçanha – O PSD laçou oficialmente a pré-candidatura do empresário Reginaldo Batista a prefeito de Nilo Peçanha. O deputado estadual Rogério Andrade Filho marcou presença e garantiu o apoio da legenda e do governador Rui Costa (PT). Os vereadores Gilvan e Wilk também prestigiaram o evento.

Uauá – O vereador Rosevaldo Loiola reuniu uma multidão esse final de semana para o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Uauá. O ato serviu para o anúncio de R$ 1 milhão em investimentos para infraestrutura do município, via Codevasf. Quem esteve por lá foi o deputado Laerte de Vando (PSC).

Correria – Liderando as pesquisas para consumo interno no município de Alagoinhas, o ex-prefeito Paulo Cezar não desacelerou um só segundo. A pré-campanha segue a todo vapor. Do jeito que vai, haja sola de sapato para aguentar o ritmo. Cezar ainda não definiu o partido.

Na torcida – Os suplentes de deputado estão de olho no movimento político dos parlamentares que disputarão eleição para prefeito. Animação e torcida não faltarão. Inclusive, devem entrar de corpo e alma nas campanhas.

Prevenção – Câmara de Salvador e Assembleia Legislativa devem tomar algumas medidas preventivas essa semana por conta do Covid-19. O acesso as dependências devem ser restringidos. Isso se não suspenderem as atividades, o que dependerá do avanço do vírus.

Inquietude – O vereador Cezar Leite contará com o apoio da família Bolsonaro em sua pré-candidatura em Salvador?