Desde muito jovem ler e escrever se tornaram um hobby na minha vida. E apesar do jornalismo nunca ter passado pela minha cabeça, a comunicação sempre me encantou.
Em 2007, aos 20 anos, vivi a minha primeira experiência direta com a comunicação. Fui convidado pelo comunicador Daniel Campos, que assumira a diretoria da Rádio Emissora Rural de Petrolina, para aprender. Comecei observando como funcionava a produção e a redação de um programa jornalístico.
Nesse meio tempo, e em tempos de reestruturação da rádio, recebi uma nova missão. Era hora de sair dos bastidores e encarar a bancada do programa esportivo ao lado dos radialistas Francisco José e Beto Lupy, aos quais serei eternamente grato por tantos aprendizados. Éramos uma equipe enxuta, onde também cumpri os papéis de setorista de um dos times locais, pista e plantonista em dias de jogos. Foi uma experiência incrível.
No entanto, o que eu mais gostava realmente era falar de política. Mas o destino me preparou outros desafios e segui para a cidade do Recife.
Em toda minha história sempre coloquei a verdade na frente de tudo. Aprendi desde cedo a zelar e honrar o sobrenome da família Souza Araújo, lá do sítio Salgadinha, Joana Rosa e Riacho do Sobrado, todos fincados na zona rural de Casa Nova, Bahia. Minhas origens são de avós e pais que saíram do meio do mato para tentar a vida nas cidades de Petrolina e Juazeiro.
Retomando ao presente, decidi em outubro do ano passado junto aos amigos Tamyr Mota e Renato Franca, assinar semanalmente uma coluna política no site Anota Bahia. Em novembro, nascia a Coluna Pinga Fogo. A partir do dia 2 janeiro passei a escrever de segunda a sábado.
Um dos maiores aprendizados que tive é de que a boa comunicação se faz ouvindo todos os lados. Nesse sentido, sempre tive o cuidado de ligar ou mandar mensagens para checar as informações que me chegam aos montes. Em tudo que haja processos relacionados consulto o meu advogado Dr. Leonardo Brito. Não dou um passo sem a sua anuência jurídica. E nunca deixei de garantir o direito ao contraditório a ninguém que por ventura se sentiu ofendido.
Por sua vez, ontem tive a minha honra atacada nas redes sociais pelo ex-vereador de Juazeiro, Leonardo Bandeira, a qual me acusou levianamente de receber dinheiro de “alguém” para publicar em minha coluna. Reitero tudo o que escrevi, pois não há nenhuma inverdade. O ex-prefeito Joseph Bandeira, pai de Leonardo, permanece inelegível com decisão transitada em julgado e o presidente estadual do PSDB, deputado federal Adolfo Viana, se referiu a ex-vereadora Suzana Ramos como “futura prefeita de Juazeiro” (FOTO).
Diante de tudo isso, não me restou outra alternativa que não a de acionar judicialmente o ex-vereador para comprovar tal a acusação, vez que, tal conduta delituosa está tipificada no Código Penal Brasileiro, mais especificamente nos artigos 139 e 140, os quais elencam as penalidades cabíveis aos crimes de Difamação e Injúria. Cumpre ressaltar que, além dos artigos mencionados, considerando que a ofensa foi propagada em uma rede social pública, cabível é o aumento de pena previsto no inciso III, do art 141 do Código Penal Brasileiro, sem prejuízo do ajuizamento de ação indenizatória por danos morais, vez que tal fato ofende a credibilidade do perfil, bem como de todos os profissionais envolvidos, os quais trabalham cumprindo os preceitos éticos e morais inerentes ao serviço prestado à sociedade.
No mais, continuarei fazendo um trabalho independente e pautado no compromisso com a verdade da informação.
Contagem – O número de infectados pelo coronavírus (Covid-19) na Bahia subiu para 16 pessoas nesta terça-feira (17). Agora são 7 pessoas em Salvador, 5 em Feira de Santana, 3 em Porto Seguro e uma em Prado. Desde janeiro já foram registrados 671 casos suspeitos e 252 descartados. Outros 403 aguardam análise laboratorial.
Calamidade – O Governo Federal informou que pedirá ao Congresso Nacional o reconhecimento do estado de calamidade pública, em função do aumento dos casos de Covid-19. Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal anunciaram apoio a medida. Isso possibilitará a União gastar mais do que o previsto no Orçamento, com ações de prevenção e combate ao coronavírus.
O recado – “A única forma de se prevenir dessa epidemia é que todo mundo fique em casa. É importante permanecer em casa, sem nenhum encontro social.” O desabafo é da infectologista Carla Guerra. A médica acompanhou por seis dias o caso do primeiro brasileiro que teve a morte confirmada por coronavírus.
Novo projeto – Ex-vice-prefeito de Curaçá, Rogério Bahia (PRTB) está decidido a disputar uma vaga de vereador no município. Advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de outras associações, Bahia elegeu a regularização fundiária como sua principal bandeira de luta.
Funcionamento – O presidente do TCM-BA, conselheiro Plínio Carneiro Filho, manteve as sessões plenárias de julgamento e das câmaras. Contudo, o acesso ao auditório será limitado às partes interessadas e aos advogados e procuradores habilitados nos processos incluídos na pauta do dia.
Rejeitadas – O TCM-BA rejeitou, nesta terça-feira (17), as contas de 2018 das prefeituras de Nazaré, Taperoá e Itagibá. Entre as irregularidades praticadas pelos gestores está a extrapolação do limite máximo para despesa com pessoal. As decisões cabem recurso.
Barulho… – Algumas cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília registraram panelaços e gritos de “fora Bolsonaro”. Pelo visto, o feitiço virou contra o feiticeiro.
…e impeachment – O deputado distrital Leandro Grass (Rede) protocolou, nesta terça-feira (17), o primeiro pedido de impeachment contra o presidente Bolsonaro. O documento de 26 páginas fundamenta-se em fatos como o apoio e convocação das manifestações do dia 15 de março.
Inquietude – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), aceitará o primeiro pedido de impeachment contra o presidente Bolsonaro?