Celsinho Cotrim, Felipe Manassés e Popó Freitas | Foto: Assessoria

“Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima”. Foi com essa mensagem que o pré-candidato a prefeito de Salvador, Celsinho Cotrim, respondeu a traição que sofreu enquanto esteve filiado ao PRTB e o partido negociava a filiação do vereador Cezar Leite para disputar o mesmo cargo. Promessa cumprida, conforme noticiamos com exclusividade no Anota Bahia.

Cotrim e o grupo de pré-candidatos a vereador ingressaram no PROS, com as bênçãos do deputado federal Uldurico Junior, do coordenador na Região Metropolitana de Salvador, Felipe Manassés, e do ex-deputado federal Popó Freitas, que abriu mão de disputar a prefeitura. Em um gesto largo de desprendimento, o campeão mundial de boxe agora disputará uma vaga no legislativo municipal.

“Esse projeto político do PROS em parceria com Felipe Manassés muito me encantou, pois, eles pensam muito no social e essa é também, minha bandeira. Se tem uma coisa que amo fazer é cuidar de gente”, afirmou Celsinho Cotrim.

Alerta… – Por meio de portaria publicada na noite desta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde declarou todo o território nacional com possibilidade de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19). O número de infectados cresceu 45% em apenas um dia e agora são 904. O número de mortes subiu para 11.

…vermelho – O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que infecções por coronavírus deverão disparar entre os meses de abril e junho. Para que o sistema não entre em colapso é preciso que todos os cidadãos façam a sua parte, que vai da higienização pessoal ao isolamento social.

Na Bahia – Até esta sexta-feira (20), 34 pessoas testaram positivo para coronavírus na Bahia. São 18 foram em Salvador; 6 em Feira de Santana; 4 em Porto Seguro; 3 em Lauro de Freitas; 1 em Prado; 1 em Itabuna; e 1 em Camaçari. Ao todo o estado notificou 1.311 casos suspeitos, sendo que 533 já foram descartados e outros 744 aguardam análise laboratorial.

Contas rejeitadas – As contas da prefeitura de Crisópolis, relativas ao exercício de 2018, foram rejeitadas pelo TCM-BA. O prefeito Ednal Costa (PSC) ainda recebeu duas multas no valor R$ 4,5 mil e R$ 63 mil, em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico e devido a extrapolação do limite para despesa total com pessoal. A decisão cabe recurso.

Cadê a água? – Em meio a pandemia de coronavírus, onde a água é fundamental para higienização, a Embasa não vem garantindo o seu fornecimento regular em algumas localidades de Salvador. O governador Rui Costa (PT) precisa tomar pé da situação e resolver. O fato já seria inadmissível em dias normais.

Fake News – Circula nas redes sociais a informação de que as pessoas com mais de 60 anos que estiverem circulando nas ruas terá sua aposentadoria suspensa e filhos e netos acima de 18 anos serão responsabilizados com multa. Apesar de ser uma notícia falsa, muita gente deve ter se assustado com o conteúdo.

O Mundo lá Fora – Se não ficar em causa pelo amor, ficará pela dor no bolso. É assim que alguns países estão enfrentando a pandemia de coronavírus. Quem sair na rua sem a devida necessidade justificada será multado ou até preso. As medidas são duras, porém providenciais.  

Frase da Semana – “Não esqueçamos que há poucos anos atrás, foi no Brasil que se fez um alerta de emergência internacional sobre o zika vírus e a microcefalia. Não seria correto que todos os brasileiros fossem recebidos em lugares do mundo pensando no zika vírus. Assim como não é correto que as pessoas de origem oriental sofram qualquer tipo de preconceito ou rotulagem.” (Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde)

Inquietude – Você concorda que quem desrespeitar o isolamento social sem necessidade deve ser multado?