Assis Porto e Jaques Wagner | Foto: Assessoria

Eleito duas vezes vereador e duas vezes vice-prefeito de Nova Fátima, Assis Porto (SD) nunca perdeu uma eleição. Foi vice do ex-prefeito Amado Cunha, com quem rompeu em 2016, e elegeu-se vice do prefeito Adriano (PP), com quem celebrou um acordo de reciprocidade para ser o candidato em 2020.

Sem o cumprimento do acordo por parte do prefeito, Assis assumiu a pré-candidatura e vai disputar a prefeitura. A decisão fez Amado jogar a toalha e se aliar a Adriano, antigo adversário político. De quebra ainda indicará o filho Mateus Cunha para vice. A união não foi bem aceita por parte da população, que sempre o acompanharam de lados opostos.

Enquanto isso, Assis se tornou o líder legítimo da oposição e vai recebendo novas adesões. Ele já conta com o apoio do ex-prefeito Manoel Santos (PT) e dos vereadores Edmilson Rios (PSB), Joãozinho (SD), Saulo Rios (SD) e Josenaldo (SD), atual presidente da Câmara. O grupo trabalha para lançar 28 nomes na disputa por uma vaga no legislativo municipal.

Ligado ao deputado estadual Osni Cardoso (PT) e ao ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PT), Assis disse que conta com todo apoio do Governo do Estado. “Apesar do ano eleitoral, deixamos a política de lado nesse momento difícil. Apesar de seguir em quarentena, tenho acionado os nossos parceiros no governo estadual em busca das ações possíveis para a prevenção e combate ao coronavírus em Nova Fátima. Cuidar das pessoas é a nossa missão”, disse.

Nova Fátima só reelegeu prefeito uma única vez em toda sua história. Na verdade uma prefeita, Regina Sélia Oliveira Cunha (2000 e 2004).

Internado – O ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), encontra-se internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia após apresentar sinais de desconforto respiratório. De acordo com o último boletim médico, Castro segue sedado e respira com a ajuda de aparelhos. Ele também foi submetido ao teste para diagnóstico de coronavírus e aguarda resultado. Torcemos pela sua pronta recuperação e de todos que estejam em situação semelhante.

Curados – Em meio a pandemia de coronavírus uma boa notícia. O Governo do Estado informou que 14 pessoas que haviam testado positivo já estão curadas é de volta a rotina normal. Dos demais pacientes diagnosticados, apenas 4 estão internados. Os outros estão se tratando em casa.

Dados – Até o momento, os bairros com maior registro de casos de coronavírus em Salvador são a Pituba (10), Horto Florestal (6), Graça (5) e Brotas (5). Ao todo, a capital soma 57 casos.

Nordeste – A primeira e única morte em decorrência do coronavírus no Nordeste foi registrada nesta quarta-feira (25), em Pernambuco. A vítima era um homem de 85 anos.

Caetité – O advogado Dr. Éder David filiou-se ao Democratas para disputar a prefeitura de Caetité. Se conseguir unir a oposição, as chances de vitória aumentam consideravelmente. Ele enfrentará o prefeito Aldo Gondim (PSB), que disputará a reeleição.

Economia – A Bovespa subiu pelo segundo dia seguido e voltou bateu 74.956 pontos. O dólar fechou em queda, cotado a R$ 5,03. Na mínima do dia, a moeda chegou a ser vendida a R$ 4,98.

Politicagem – É inconcebível o que se tem visto em alguns políticos brasileiros. Gastam suas energias politizando o momento difícil por que passa o Brasil e o mundo, quando deveriam concentrar todos os seus esforços na resolução dos problemas trazidos pela pandemia de coronavírus.

Momento Jurídico, com Dr. Leonardo Brito – Dentre as alterações trazidas pela resolução sobre o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), a qual fixa procedimentos administrativos para a gestão dos valores a serem distribuídos aos partidos e candidatos para a realização de suas campanhas eleitorais, tem como destaque a destinação mínima de 30% do montante do FEFC para aplicação nas campanhas das candidatas mulheres (Art. 6º, § 1º, Res. TSE 23.505/2019).

Inquietude – A Bovespa seguirá crescendo nos próximos dias?