‘Algo de errado não está certo’ no Democratas de Juazeiro. O partido havia acertado a pré-candidatura à prefeito do Coronel Anselmo Bispo, com lançamento oficial no último dia 14 de março, que contou com a presença do deputado federal Elmar Nascimento (DEM).
Essa semana outro pré-candidato anunciou sua filiação a legenda. O advogado Kalber Fernandes chegou ao partido com as bençãos dos presidentes nacional e estadual, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e deputado federal Paulo Azi.
Diante da movimentação, esse colunista buscou falar com todos os atores envolvidos. Fernandes reafirmou contar com o apoio do PTC e PROS a sua postulação. Já Bispo, que por ser militar tem a prerrogativa de decidir o partido apenas na convenção, se disse bem tranquilo e que o movimento é da política.
Para o presidente estadual nenhum nome está definido ainda. “Lá na frente vamos fazer uma avaliação entre todos os pré-candidatos do nosso campo político para buscar o entendimento na definição de um único nome para fazer o enfrentamento ao candidato do PT”, disse Paulo Azi.
Até o fechamento da coluna, o deputado Elmar Nascimento não havia respondido aos nossos questionamentos.
Em tempo, o Democratas em Feira de Santana também vive o seu imbróglio. Ex-líder da oposição na ALBA, o deputado estadual Targino Machado acusa a legenda de perseguição a sua pré-candidatura e já solicitou a justiça a desfiliação por justa causa. Assim como em Juazeiro, algo de errado também não está certo pelas bandas da Princesa do Sertão.
Boletim médico – O ex-deputado estadual Augusto Castro, testado positivo para coronavírus (Covid-19), permanece internado em UTI da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. De acordo com o último boletim médico divulgado, ele apresentou melhora do padrão respiratório, mas segue sedado e respirando sob ajuda de aparelhos. Ontem iniciado hemodiálise devido a uma disfunção renal, acometimento frequente nesses pacientes com quadro grave da doença.
Mata de São João – Seguindo o exemplo adotado em Salvador, o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira (PSDB), decidiu autorizar a reabertura do comércio local para os estabelecimentos com área menor que 200 m2. Acima disso, abrirão apenas as lojas de materiais de construção e limpeza, produtos de saúde, oficinas e autopeças, Pet shop, farmácias, supermercados, padarias e açougues.
Anagé – Sem registro de casos de coronavírus, a prefeita de Anagé, Dra. Elen Zite (PDT), autorizou o retorno das atividades comerciais e da feira livre, a partir do sábado (27). Para isso será preciso que todos evitem aglomeração e disponham dos itens de higiene. Quem descumprir poderá ter o alvará cassado, independente de notificação prévia. Os demais decretos continuam válidos.
Faltou coordenação – Centenas de pessoas se aglomeraram em Bom Jesus da Lapa, durante a distribuição de cestas básicas. Houve, inclusive, momentos de correria. Apesar da atitude louvável com a população mais carente do município, a prefeitura não se preocupou em organizar o acesso. A falha precisa ser corrigida pelo prefeito Eures Ribeiro (PSD) e sua equipe.
Denúncias – O Procon-BA já notificou 14 farmácias e outros estabelecimentos que foram denunciados pela venda, com preços abusivos, de produtos como álcool em gel e máscaras de proteção. As denúncias podem ser feitas pelo SITE, através dos aplicativos para iOS e Android, ou por e-mail.
Embasa – Com a pandemia de coronavírus, a água se tornou um bem mais precioso do que já é. No entanto, um vazamento na adutora principal do sistema de abastecimento de Salvador e da RMS deixou milhões de pessoas sem água. São mais de 90 bairros da capital e ainda as cidades de Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Coração de Maria e Terra Nova. A retomada será gradativa com previsão de regularização completa em 48 horas.
Economia – A Bovespa interrompeu os três dias seguidos de crescimento e fechou em queda de 5,51%. O dólar sofreu uma alta de 2,10% e fechou cotado a R$ 5,10.
Momento Jurídico, com Dr. Leonardo Brito – Os candidatos eleitorais e partidos políticos devem estar atentos ao teor de suas publicações e propagandas, pois, caso haja qualquer ofensa à honra de outrem (candidato ou partido), prevê o art. 23 da Res. TSE 23.610/2019, que o ofendido por calúnia, difamação ou injúria, sem prejuízo e independentemente da ação penal competente, poderá demandar, no juízo cível, a reparação do dano moral, respondendo por este o ofensor e, solidariamente, o partido político deste, quando responsável por ação ou omissão, e quem quer que, favorecido pelo crime, haja de qualquer modo contribuído para ele (Código Eleitoral, art. 243, § 1º).
Inquietude – Qual a avaliação dos baianos que dependem dos serviços da Embasa?