Prefeitura de Carinhanha | Foto: Reprodução

Os movimentos políticos em Carinhanha, no oeste baiano, deixaram o cenário bem diferente de 2016. O destino da cidade será decidido pelos 22.798 eleitores aptos a votar na eleição de outubro.

Rompido com o vice-prefeito Léo do Luana (PP), o prefeito Piau (PDT) agiu rápido e selou uma aliança com o ex-prefeito Paulo da Yonara (PC do B). Ambos se enfrentaram em 2012, quando Paulo venceu a eleição, e em 2016, quando Piau saiu vitorioso. Mas nada melhor do que o tempo para sarar qualquer ferida.

Em conversa com esse colunista, Piau e Paulo confirmaram que estarão juntos na mesma chapa. No entanto, o prefeito informou que no momento ambos estão focados nas ações de prevenção ao coronavírus e em tocar a administração pública.

Quem também reafirmou sua pré-candidatura foi o vice-prefeito. Léo do Luana revelou que conta hoje com cinco dos 11 vereadores. Quem também volta a disputar a eleição é a ex-prefeita Chica (PT). O partido tem dois vereadores.

Apesar do jogo aberto, a união entre Piau e Paulo eleva o favoritismo para uma vitória. Ainda mais com uma posição altamente dividida. O mais curioso é que todos os candidatos fazem parte de partidos da base aliada do governador Rui Costa (PT).

O troco – Liderando todos levantamentos internos até o momento, o ex-prefeito Paulo Cezar disputará mais uma vez a prefeitura de Alagoinhas. Cortejado por diversos partidos, ele escolheu o Democratas para fazer frente ao prefeito Joaquim Neto, que pertence a base do governador. O vereador Luciano Sérgio (PT), também se coloca no jogo. No fim, o DEM pode dar o troco no prefeito, que se elegeu pelo partido e hoje está no PSD.

Ação… – Desde que abriu mão da reeleição de deputado federal, em 2018, João Gualberto (PSDB) deu indícios de que poderia voltar a disputar a prefeitura de Mata de São João. Não deu outra. Gualberto confirmou a pré-candidatura nesta quinta-feira (2), atropelando a postulação da vice-prefeita Lulu Cardoso dentro do partido.

…e reação – Em Mata de São João, não está descartado um rompimento político entre a vice-prefeita Lulu Cardoso (PSDB) e o grupo do ex-prefeito João Gualberto (PSDB). Um dos caminhos que ela pode seguir é o do seu irmão e presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Cardoso, que trocou o DEM pelo PSD.

Boa ação – O governador Rui Costa (PT) anunciou que o Governo do Estado assumirá por três meses todas as contas de energia, que consumirem até 100kW, e água, que consumirem 25m3. Além da limitação do consumo, os consumidores precisam estar no cadastro social.

Bom exemplo – Após recomendação do Ministério da Saúde, o prefeito de Buritirama, Dedê Alves (PP), determinou a compra de material e contratação de pessoal para confecção de máscaras. A ação visa sanar a demanda local e a produção está a todo vapor. Sem dúvida, uma excelente iniciativa.

Remanso – A partir de hoje, o comércio e as feiras livres voltam a funcionar no município de Remanso, com os devidos cuidados de higiene e sem aglomerações. Bares e restaurantes funcionarão apenas com entregas ou retirada no local. Academias de ginástica, realização de eventos e transporte de passageiros para algumas cidades permanecem suspensos.

Economia – Com alta de 1,81%, Bovespa fechou na casa de 72 mil pontos. Já o dólar comercial fechou com leve alta de 0,09%, e se manteve cotado em R$ 5,26. Vale lembrar que em viagens ao exterior é o dólar turismo que interessa. E ele é mais caro.

Momento Jurídico, com Dr. Leonardo Brito – O eleitor cujo requerimento de alistamento, transferência ou revisão formalizado até 06.05.2020 não tenha sido processado, deverá ser convocado para o preenchimento de novo formulário de Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) após a reabertura do cadastro, objetivando a regularização de sua situação e não estará sujeito às sanções legais decorrentes do não cumprimento de suas obrigações eleitorais no último pleito (Art. 12, Res. TSE 23.601/2019).

Inquietude – Qual será a próxima surpresa política em Mata de São João?