Em Paulo Afonso, o vereador Mário Galinho está mesmo decidido a disputar a prefeitura e montou uma chapa com 23 pré-candidatos para o legislativo pelo seu partido, o Solidariedade.
Exercendo o seu primeiro mandato, o edil vem tendo uma ascensão meteórica na política. Em dois anos, após se eleger com 525 votos, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia e alcançou 7.951 votos no município.
Mário Galinho vem costurando apoios junto a outros partidos, mas prefere tratar o assunto em silêncio. “Há alinhamentos com outros partidos e estou bastante feliz com tudo que está acontecendo em termos de apoio e conjuntura política. Nosso posicionamento firme, de propostas claras e projetos que englobam um desenvolvimento macro para nosso município exigem cautela, por isso aguardamos o momento certo para as devidas declarações de apoio”, disse.
O pré-candidato também fez uma avaliação da gestão do prefeito Luiz de Deus (PSD) e criticou a falta de um projeto de desenvolvimento econômico para a cidade. “Deixa muito a desejar em diversos aspectos básicos da administração pública. Somos uma cidade que possui um dos maiores orçamentos do estado, mas infelizmente somos campeões no péssimo emprego do dinheiro público, além do claro distanciamento que existe entre o povo e o poder executivo. Não há qualquer projeto de desenvolvimento econômico para a cidade”, afirmou Galinho, destacando que a atual gestão está no poder há mais de 30 anos.
Questionado sobre os por quês de trocar a reeleição para disputar a prefeitura, Galinho explicou que deseja promover o rompimento com a velha política praticada até hoje na Terra da Energia. “Apresentei diversas proposituras à gestão municipal, caminhos para resolução de problemas, busquei todas as formas de diálogo, liderei temas polêmicos em defesa da população contra a cobrança da taxa de 80% da Embasa, quando colhemos mais de 12 mil assinaturas. No entanto, me deparei com a falta de vontade política do gestor municipal. Por entender que seus objetivos não são compatíveis com a necessidade do nosso povo é que fui convencido de que a mudança que tanto esperamos e precisamos tem que acontecer”, justificou o pré-candidato.
Ele deve ter pela frente o prefeito Luiz de Deus (PSD), que tentará a reeleição, os ex-prefeitos Anilton Bastos (Podemos) e Raimundo Caires (PP). Além do Capitão Paz (PSL). Sobre a possibilidade de união, Mário Galinho deixou claro que “toda e qualquer conversa, alinhada a um caminho trilhado de boa fé e de reputação ilibada é sempre bem-vinda, do contrário descartada”.
Conferência – Um dia após a pesquisa A Tarde/Poder360 apontar alta aprovação do governador Rui Costa (PT) e do prefeito ACM Neto (DEM), na atuação frente a pandemia do novo coronavírus, os dois fizeram uma conferência para alinhar estratégias. Adversários no campo político, governador e prefeito já deixaram claro que o objetivo em comum é preservar vidas e vencer o inimigo invisível. Os dois defendem o isolamento social.
Aliados – O vereador e pré-candidato a prefeito de Salvador, Cézar leite (PRTB), defendeu a abertura gradual e imediata do comércio com orientações aos proprietários sobre o uso de mascara, distanciamento social e cuidado as mão. “Temos uma rede instalada de UTI e leitos Covid”, explicou. Leite é o único postulante que defende a mesma tese do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Pede para sair – Em Itabuna, a vereadora Charliane Souza (MDB) perdeu a paciência com o secretario de Saúde, Uildison. Segundo ela, a pasta abriu mão de ter instalado no Hospital de Base um centro de referência contra o novo coronavírus com 40 leitos de UTI, além dos 13 contratados pela Santa Casa de Itabuna. Charliene defendeu que “sensato seria ele entregar o cargo”.
Fake News – O deputado federal Otto Filho (PSD) reagiu com dureza a um blog que tentou envolvê-lo ao Instituto Nacional de tecnologia e Saúde (INTS), em processo licitatório para o Hospital Espanhol. De acordo com o parlamentar, a notícia criminosa e os responsáveis pelo blog “Notícias Bahia” já estão sendo investigados. A página já foi removida pelos criadores para tentar dificultar a localização.
Entrevista – Anote na sua agenda. Sexta-feira (24), às 20h, esse colunista irá bater um papo com o pré-candidato a prefeito de Salvador, Celsinho Cotrim (PROS), através de uma Live no Instagram. Cotrim foi o primeiro postulante a apresentar uma edição do futuro Programa de Governo, documento obrigatório para quem concorre ao Poder Executivo.
Economia – A Bovespa fechou estável nessa segunda-feira (20), registrando um suave recuou de 0,02%, a 78.972 pontos. O dólar avançou 1,4% e fechou cotado US$ 5,30. Devido ao feriado nacional de Tiradentes não haverá pregão hoje.
Momento Jurídico, com Dr. Leonardo Brito – Inconformado com a postura omissiva do Governo Federal frente a pandemia provocada pela Covid-19, o Partido dos Trabalhadores (PT) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (20), arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF 676), dentre outras insatisfações, o partido suscita o fato da “ausência da divulgação de dados confiáveis sobre a situação real dessa doença em território nacional, bem como a manifestação acerca de diferentes medicamentos sem comprovação científica”.
Inquietude – Quem devemos convidar para as Lives da Coluna?