O Convento e Igreja de Santo Antônio em Cairu.
Na cidade de Cairu, município do estado da Bahia, encontramos uma joia barroca, uma preciosidade que encanta nos detalhes, a Igreja e Convento de Santo Antônio, tombado pelo IPHAN em 1941.
A claridade do dia entra de forma singela ao mesmo tempo em que revela detalhes de uma riqueza estupenda. Essa é a visão de quem entra na sacristia da Igreja coberta de finos azulejos portugueses, tingindo de azul as seculares paredes do século XVII. A Igreja e o Convento ficam localizados em uma área elevada possuindo uma imponente fachada ladeada pelas ruínas do que seria uma ordem terceira, construída respeitosamente recuada a ordem primeira.
As obras da Igreja e do Convento foram iniciadas em 1654 arrastando-se nas décadas seguintes e passando por diversas alterações internas seguindo os estilos de cada época. Da predominância do barroco que existia na decoração interior da Igreja hoje se destaca um altar lateral, ricamente talhado mostrando a técnica dos mestres baianos do período. No século XIX a decoração barroca deu lugar a neoclássica que hoje domina o altar principal. Ainda destacam-se o belíssimo teto e imagens sacras do século XVIII e XIX caracterizando a fé franciscana no lugar.
A encantadora cidade hoje é um misto de construções contemporâneas e casarões do século XIX e início do XX. Para quem desembarca no píer e passeia pelas estreitas ruas se deparar com a Igreja e o convento de Santo Antônio é de uma surpresa incrível. Transmite uma sensação única de voltar no tempo. Entrar na secular edificação é contemplar a expressão de fé e beleza em cada detalhe.
Visitem Cairu!
Rafael Dantas é historiador e artista plástico.