A Igreja do Passo em Salvador.
Em uma tomada que ressalta a imponência da construção, Zé do Burro, sobe as escadarias da Igreja de Santa Bárbara (como é chamada no filme) carregando nas costas uma grande cruz. Do alto ergue-se a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, maltratada pelo tempo com sua fachada suja e ao mesmo tempo gloriosa como um farol que ilumina o ato de fé do personagem principal.
O trecho narrado anteriormente está na primeira parte do filme “O Pagador de Promessas”, película de 1962, até hoje o único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes na França. Dirigido por Anselmo Duarte, baseado na obra de Dias Gomes, o drama narra a jornada do pagador de promessas, Zé do Burro, e os conflitos entre a expressão da religiosidade sincrética popular e a ortodoxia católica, cenas envoltas em um cenário de uma velha Bahia e os usos e abusos contra a peregrinação de Zé até a Igreja. Mais de cinco décadas após o lançamento do filme a Igreja continua imponente e marcando a região do Centro Histórico de Salvador indo de encontro ao Carmo.
Para o visitante que desce o Largo do Pelourinho, passa pelo Taboão e sobe a Ladeira do Carmo, a grandiosa escadaria aparece logo no canto esquerdo. Surge em contraste com os velhos sobrados do século XVIII e XIX direcionando o transeunte para a fachada ladeada por duas torres. Erigida na primeira metade do século XVIII a igreja do Passo marcou o cenário urbano da Cidade Alta e do frontispício de Salvador. Suas torres piramidais cobertas de azulejos, ladeadas por pináculos, foram retratadas por diversos artistas do XVIII e fotógrafos do século XIX. A grandiosidade do templo e do conjunto com a escadaria na frente reflete a importância da Igreja e da Irmandade que mandou construir a escadaria de acesso. Internamente belos trabalhos na talha do altar e no teto atribuído aos mestres Antônio Pinto e Antônio Dias encantam ainda mais o templo.
O visitante pode subir na torre, com um guia da Igreja, e visualizar um belo panorama da Cidade Alta e Baixa. O sino mais antigo data de 1758.
Vamos subir as escadarias do Passo e conhecer uma das mais belas igrejas de Salvador! Vale a dica para assistir o filme de 1962.
Rafael Dantas é historiador e artista plástico.