Área interior do museu. Foto: Mateus Brito.

O Museu de Arte da Bahia

A capital da Bahia guarda preciosidades que estão além do Centro Histórico de Salvador. Localizado no Corredor da Vitória, em um belíssimo palacete em estilo neocolonial construído no governo Góes Calmon (1924 – 1927), o Museu de Arte da Bahia é um recanto de artes, raridades e belezas.

De imediato o visitante é surpreendido por uma bela portada do século XVII advinda dos antigos sobrados da velha Salvador. Detalhada ao extremo os mascarões presentes na porta sinalizam para as maravilhas guardadas na instituição fundada em 1918, o mais antigo museu do estado. Na escadaria de acesso ao andar térreo um belo corrimão adornado com os mais finos trabalhos da arte em madeira, dos mestres artesões baianos, direciona o visitante para salões de exposições e o andar superior repleto de uma das maiores coleções de arte do estado.

Por ali é possível passear pelos séculos de contextos socioculturais da Bahia desde a colônia. Porcelanas brasonadas, cristais franceses, imagens sacras, mobiliário ricamente trabalhado em jacarandá e pinturas de grandes nomes do Brasil, destacando-se Manoel Lopes Rodrigues (1860 – 1917) e Presciliano Silva (1883 – 1965).

Nesse verão iniciar o Roteiro Histórico da Bahia no MAB é adentrar em uma Bahia cheia de histórias e belezas. Próxima semana tem mais!

A portada do MAB. Foto: Mateus Brito.

Rafael Dantas é historiador e artista plástico.