Carlos Falcão, Tuca Zamaroni e Eduardo Mariano. Foto: Camila Frame

Na última quarta-feira (30), aconteceu o primeiro dia do Summit de Negócios Made in Bahia, reunindo mais de 1500 pessoas, entre autoridades, C-levels, empresários, empreendedores e jornalistas baianos no Armazém Convention, em Lauro de Freitas. A abertura do evento contou com a participação do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, e a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes. O segundo dia de programações acontece nesta quinta-feira (31).

Os organizadores do Summit, Carlos Falcão, presidente do Business Bahia, Eduardo Mariano, presidente da Zoom Imagem, e Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil Eventos, receberam no palco o certificado de neutralização de carbono, documento que comprova que o evento é “Carbono Neutro”, ou seja, tem o compromisso sólido com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade local.

“O Summit de Negócios Made in Bahia é único por ser um evento transversal e englobar ao mesmo tempo os principais setores que impactam no desenvolvimento do nosso estado. O fato de ser um encontro multissetorial permite o encontro entre os diversos players de variados segmentos. É uma feira dedicada exclusivamente à valorização da economia baiana e o nosso intuito é motivar as empresas e empresários, oferecendo um ambiente ainda mais próspero às relações empresariais”, disse Carlos Falcão.

A palestra de abertura foi comandada pelo escritor, roboticista e AI Eticista, Gil Giardelli que, ao lado do seu robô humanoide, NAO, abordou como a inteligência artificial está transformando a sociedade e o mercado. “A maior dificuldade não é trazer novas tecnologias, mas combater as desigualdades sustentáveis. Em pouco tempo o homem terá toda a inteligência artificial na palma da mão. Muitas inovações estão ocorrendo e mudarão a forma como devemos nos relacionar”, disse o especialista.

No painel “Desafios da Indústria na Bahia”, o presidente da Bravo Company, Eduardo Muñoz, Carlos Passos, da FIEB, e o jornalista e economista Armando Avena abordaram temas como competitividade e políticas para a modernização e renovação do parque industrial do Estado. Enquanto isso, no painel “Saúde e Bem-estar nas organizações”, José Henrique Salvador, CEO da Rede Mater Dei, Janete Vaz, Cofundadora do Grupo Sabin, e Priscila Wiederkehr, CEO do grupo Vitalmed, debateram estratégias de promoção de saúde mental e física no local de trabalho, além das iniciativas que promovem em suas empresas.

Um painel formado apenas por mulheres trouxe para a pauta do evento os projetos que estão sendo desenvolvidos e que valorizam a economia criativa na Bahia. Além da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, participaram também Marcia Esteves, presidente da ABAP, e Luciana Guilherme, da ESPM-RJ.

“Nosso estado possui uma riqueza cultural incomparável, que se traduz em um potencial imenso para impulsionar setores criativos como música, artes visuais, gastronomia e moda. Estamos trabalhando para que o mundo conheça e valorize o que produzimos aqui. Isso não apenas traz divisas para o estado, mas também posiciona a Bahia como um centro de excelência criativa”, disse Mila Paes.

O economista-chefe da XP Inc., Caio Megale encerrou o primeiro dia com uma palestra em que trouxe as perspectivas econômicas para o final de ano, além de projeções para 2025. O evento também contou com um lounge VIP assinado pela empresária Elis Piñon, do Grupo Empório. O espaço de 24 m², recebeu convidados importantes como autoridades, secretários e empresários de todo o Brasil, e contou com mobiliário sofisticado e itens de paisagismo natural desidratado, deixando o espaço elegante, funcional e humanizado.

Gil Giardelli. Foto: Camila Frame

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify