O Nasa Space Apps Challenge, considerado por muitos como o maior hackathon do mundo, será realizado, pelo quarto ano, em Salvador. Em caráter individual, a inscrição está aberta até o dia 17 de setembro, e pode ser feita através do site Space Terra. A disputa será realizada entre os dias 1 e 3 de outubro, e busca participantes com 18 anos ou mais para apresentarem seus projetos sobre sustentabilidade, saúde e outras áreas. Ao todo, o programa irá selecionar 400 participantes.
O evento acontecerá de forma 100% virtual. Os dois primeiros colocados nesta etapa local, irão disputar a final com participantes de todo o mundo. Os vencedores serão escolhidos pela Nasa. Em 2019, a equipe Cafeína, formada por cinco estudantes baianos, foi o primeiro grupo a vencer o global do Nasa Space Apps Challenge.
“Após o dia 17, iremos selecionar os inscritos, que terão que formar grupos multidisciplinares de cinco pessoas para elaborar e apresentar um projeto durante a competição local. Assim como em anos anteriores, nós buscamos estimular a participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. A expectativa é que haja pelo menos 50% de mulheres participando nesta edição”, afirmou Pedro Dantas, que faz parte da organização local do evento.