Cacau. Foto: Divulgação/Ascom Seagri

De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Bahia registrou um crescimento expressivo no valor e volume de cacau exportado em 2024. Foram cerca de US$ 434 milhões nas exportações de cacau, representando um aumento de 119% em relação aos US$ 198 milhões em 2023. Já o volume, registrou um aumento de 1,3% ao alcançar 46 mil toneladas. O bom desempenho destacou a Bahia ainda mais como líder no setor.

A alta na cotação do cacau, com um aumento de 150%, foi um fator contribuinte para o aumento no valor das exportações. Esse salto foi impulsionado pela alta demanda global e a redução na oferta devido a problemas climáticos e fitossanitários em importantes regiões produtoras, como na Costa do Marfim.

“A Bahia reafirma sua liderança no setor cacaueiro com esses resultados expressivos. Estamos investindo em projetos como o ‘Parceiros da Mata’, a retomada da Câmara Setorial do Cacau e o ‘Inova Cacau’, todos com forte articulação da Seagri, para fomentar ainda mais a produção e a qualidade do nosso cacau”, afirmou Wallison Tum, secretário da agricultura da Bahia.

Cacau
Cacau. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify