O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou sua viagem à China, que aconteceria no próximo sábado (25), após ser diagnosticado com pneumonia leve. Lula realizou exames no Hospital Sírio Libanês na noite desta quinta-feira (23), após retornar do Rio de Janeiro, onde assinou um decreto de apoio à Cultura.
As reuniões com ministros que estavam agendadas para esta sexta-feira (24) foram canceladas e o presidente vai permanecer em repouso no Palácio da Alvorada. A primeira viagem do terceiro mandato de Lula ao continente asiático vai acontecer no domingo (26).
“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, informou a Presidência da República.
Na China, Lula terá um encontro com empresários e agentes públicos sobre desenvolvimento sustentável e reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. O Ministério das Relações Exteriores espera que pelo menos 20 acordos comerciais sejam assinados durante a viagem.
No dia 29, o presidente vai participar de um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. No dia 30, Lula vai visitar a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), entidade criada pelo Brics, bloco econômico formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul. Na ocasião, a ex-presidente Dilma Rousseff tomará posse no comando do banco.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.