Doação de sangue. Foto: Reprodução.

No período da pandemia da Covid-19, a Fundação de Hemoba registrou queda no número de doadores de sangue em todas as unidades de coleta da Bahia. Antes das medidas de distanciamento social, as 24 unidades da Hemoba chegavam a receber cerca de 12 mil candidatos à doação por mês, resultando em uma média de 10 mil bolsas de sangue coletadas.

Atualmente, o número de candidatos mensal caiu para 10 mil e o de bolsas coletadas para 07 mil. Por este motivo, o estoque está em nível crítico para praticamente todos os tipos sanguíneos.

A Hemoba adotou medidas preventivas para atender os voluntários à doação de sangue com segurança e evitar o contágio pela Covid-19. Logo na entrada, há medição de temperatura corporal dos doadores. Na sala de espera, as cadeiras foram isoladas para evitar o contato próximo entre os doadores.

Já na sala de coleta, as poltronas de doação estão distanciadas por mais de um metro e são higienizadas após cada doação. A doação de sangue também está funcionando com hora marcada. Os agendamentos podem ser feitos pelo site, e-mail e telefone.