MAM ganha Praça Maestro Letieres Leite. Foto: Caio Diniz

O espaço externo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), anteriormente chamado de Praça do Pôr do Sol, passou a se chamar Praça Maestro Letieres dos Santos Leite, em homenagem a um dos maiores nomes da música instrumental baiana. A solenidade aconteceu no último sábado (9) e contou com apresentação da Orkestra Rumpilezz, criada pelo maestro, em edição especial da Jam no MAM.

A placa com o novo nome foi descerrada em clima de emoção. A irmã de Letieres, Líris Leitieres, descreveu o MAM como a “segunda casa” do maestro. “Para nós e, certamente, para ele também, esta homenagem é como voltar para casa. Este local é um território de luta e resistência da música instrumental. Era um lugar onde ele se realizava, onde ele era feliz. Sempre foi o sonho dele trazer a música afrodiaspórica para este lugar e ele conseguiu realizar”, afirmou.

A mãe de Letieres, Maria do Carmo Santos Leite, participou pela primeira vez de uma homenagem ao filho desde a sua partida e fez questão de usar um anel de Xangô que ele sempre carregava. “Estou achando essa homenagem muito linda, é uma emoção muito grande para nós. Ele era muito feliz neste local”, contou, emocionada.

O palco foi tomado pela Orkestra Rumpilezz em formação de 18 músicos, com um repertório que uniu composições originais do maestro a releituras de outros artistas, reafirmando a fusão singular entre percussão afro-baiana e jazz contemporâneo.

MAM ganha Praça Maestro Letieres Leite. Foto: Caio Diniz
MAM ganha Praça Maestro Letieres Leite. Foto: Caio Diniz

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify