
Termina, na próxima segunda-feira (22), as inscrições para a 13ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontecerá entre os dias 23 e 26 de outubro. Entre escritores, quadrinistas, cordelistas e ilustradores, serão selecionadas 20 pessoas para lançamentos literários, sessões de autógrafos e exposições que integram a programação oficial do ‘Espaço Casa dos/das Autores e Autoras Baianas’, que será sediado no Espaço Clube da Fraternidade, no dia 24 de outubro. O resultado será divulgado em 5 de outubro.
Além dos escolhidos, outros cinco projetos ficarão como suplentes, seguindo a ordem de classificação. “Esperamos a presença de todos, porque precisamos prestigiar os nossos novos autores, que enveredam por esse caminho da literatura e que, quem sabe, em breve, vão se constituir em mais artistas de sucesso em uma das palestras ou mesas das próximas edições da FLICA”, afirma Dinalva Melo Nascimento, curadora do espaço.
Nos quatro dias da FLICA 2025, que tem o tema ‘Ler é Massa’, mais de 60 autores nacionais e internacionais se reunirão para democratizar o acesso à leitura e estimular a formação de novos leitores. A festa tem três eixos principais: Tenda Paraguaçu, com mesas literárias e debates; Fliquinha, dedicada ao público infantojuvenil; e Geração Flica, voltada para a juventude. A programação se completa com o Palco dos Ritmos e o Palco Raízes, que levam música e identidade cultural ao coração do Recôncavo.
Entre os nomes confirmados estão Gregório Duvivier, Bárbara Carine, Russo Passapusso, Rita Batista, Lirinha, Atef Abu Saif, além de destaques da literatura infantil e juvenil como Roseana Murray, Paula Pimenta, Tino Freitas e NegaFyah. A programação artística traz shows de Adão Negro, Lazzo, Márcia Short, Tonho Matéria, Coral Afro da Bahia, entre outros. A grade ainda inclui debates, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, contação de histórias, espetáculos, shows musicais e muito mais.
A novidade desta edição é a figura dos embaixadores da FLICA, com nomes como Leozito Rocha, Nanda Costa, Lan Lanh e Vanessa Dantas, aproximando ainda mais o festival de diferentes públicos. Com curadoria assinada por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato, coordenação geral de Verônica Nonato e realização da Schommer Produções, a FLICA 2025 promete uma experiência inesquecível, reafirmando Cachoeira como epicentro cultural do Brasil.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify