Nesta terça-feira (11), foram divulgados os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio, apontando que as vendas cresceram 1,2% no mês de maio. Com a alta, o setor atingiu o quinto mês seguido de alta e alcançou o maior volume da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento vem expandindo em 5,6% neste ano e 3,4 nos últimos 12 meses.
No quinto mês do ano, a principal influência para o resultado positivo veio de hiper e supermercados, que registraram aumento de 0,7% nas vendas. Vale lembrar, que o segmento corresponde a 54,7% das vendas do comércio. Em seguida, o setor de artigos de uso pessoal e doméstico aumentou 1,6%; atividades de tecidos, vestuário e calçados em 2%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria em 0,2%; assim como livro, jornais, revistas e papelarias que também aumentaram em 0,2%.
Para Cristiano Santos, gerente da pesquisa, o aumento do nível de emprego, massa salarial e concessão de crédito ajudaram para os resultados positivos. No entanto, os segmentos de móveis e eletrodomésticos (-1,2%), combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,5%) registraram queda. Segundo o gerente, o segmento de combustíveis caiu em decorrência da diminuição das atividades de transporte no Rio Grande do Sul, devido as enchentes.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify