"Céu e mar", do Jô da Bahia. Foto: Romulo Vest.
“Céu e mar”, do Jô da Bahia. Foto: Romulo Vest.

O concurso Comida di Buteco retorna à Salvador para sua 16ª edição, que vai reunir 46 bares entre os dias 7 de abril e 7 de maio. Com o slogan “A vida é feita de buteco!” e número recorde de participantes, a nova edição da competição desafia os participantes a trabalhar o tema “Ervas e Especiarias” na elaboração dos petiscos.

“Recebi a missão de resgatar os butecos autênticos da capital baiana, e ao conhecer a cidade percebi o quanto o desafio será grande, já que estamos falando da Bahia e de tudo que ela representa. Por isso, com o passar dos dias, a expectativa só aumenta. O nosso maior sonho é transformar vidas através da cozinha raiz e tornar o mês de abril, no mês dos Butecos. O nosso propósito é dar voz aos donos de butecos, de modo que eles possam mostrar a essência das suas cozinhas e apresentar a história da culinária baiana. A missão é grande, mas tenho certeza de que ao longo do caminho, vamos fazer esse sonho virar realidade”, vibrou Max Rogers, coordenador regional do Comida di Buteco.

O concurso mineiro busca fortalecer a cultura dos botecos e o público, junto a um corpo de jurados, visita e vota para eleger o campeão. As categorias analisadas são petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco tem 70% de peso na nota final e as demais categorias, 10% cada. O voto do público equivale a 50% da pontuação final e a outra metade fica por conta dos jurados.

Os cozinheiros e cozinheiras devem ter o tema como base das suas produções, com originalidade, criatividade, e valor fixo do prato em R$ 30,00. A competição gastronômica, que ocorre a cada dois anos, tem bares participantes ao longo da cidade, ocupando 33 bairros. O Comida di Buteco acontece em mais de 40 cidades brasileiras, divididas em 25 circuitos. A cada edição, 20% dos últimos bares colocados não participam da edição seguinte, dando oportunidade a outros estabelecimentos.

"Costela de Adão com ervas da Eva", do Recanto do Moura. Foto: Romulo Vest.
“Costela de Adão com ervas da Eva”, do Recanto do Moura. Foto: Romulo Vest.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.