A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia irá a Brasília (ALBA) discutir sobre a cultura do sisal no estado. O encontro acontecerá com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e está sendo articulado pelo deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade). O anúncio foi realizado em audiência pública ocorrida na última terça-feira (07).
Alguns pontos a serem discutidos possuem relação a exigência do Ministério Público do Trabalho para que todos os trabalhadores do sisal possuam carteira assinada, haja vista as denúncias realizadas de pessoas sob situação de trabalho análogo a escravidão. Além disso, a produção de fios sintéticos, principalmente da China, traz preocupação por gerar concorrência ante aos fios naturais, oriundos da cultura do sisal.
Sobre a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da comissão, relatou a importância de se discutir sobre a cultura do sisal: “Essa casa tem a responsabilidade de dar todo o suporte necessário aos produtores dessa cultura tão importante para a geração de emprego e renda para o nosso estado. 90% da produção do sisal é aqui da Bahia, o maior produtor mundial”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.