A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou hoje (04) ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o sexto pacote de sanções contra a Rússia, que inclui corte progressivo das importações de petróleo – até o boicote completo. O objetivo é “banir todo o petróleo russo até o fim do ano”, de “forma ordeira e planejada”. Isso para permitir “que os parceiros europeus consigam encontrar alternativas”.
“Todo o petróleo, marítimo e por oleoduto, bruto e refinado”, disse a presidente da comissão. A Rússia assegura 45% das importações europeias de gás, fornece 25% do petróleo e 45% do carvão. “Iremos eliminar gradualmente o fornecimento russo de petróleo bruto no prazo de seis meses e de produtos refinados até o fim do ano”, acrescentou.
Segundo Von der Leyen, não será fácil, alguns Estados-membros são fortemente dependentes do petróleo russo. “Mas nós simplesmente temos de trabalhar nisso”, afirmou. Ela lembrou que no último pacote de sanções, o bloco começou com o carvão, agora aborda a dependência do petróleo russo. Ainda segundo Von der Leyen, “para ajudar a Ucrânia” a economia comunitária “tem de permanecer forte”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.