Em sua primeira turnê pelo Brasil, a Companhia de Dança Virgílio Sieni, da Itália, promove nesta segunda-feira (07), a partir das 15h, uma série de workshops que envolvem não só atores e dançarinos profissionais, mas também jovens de comunidades carentes. Os laboratórios vão ser iniciados no Rio de Janeiro e no dia 17 de agosto, eles desembarcam em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), que tem uma Faculdade de Dança. Com o título Praticando a Democracia do Corpo, a série de oficinas visa a conduzir os participantes à descoberta do gesto e das possibilidades criativas do corpo em movimento.
Nesta sua primeira viagem ao Brasil, o coreógrafo Virgílio Sieni traz o espetáculo Solo Goldberg Variations, criado por ele a partir da música homônima The Goldberg Variations, de Johann Sebastian Bach. Para ele, a apresentação constitui “um manifesto, uma representação das fraquezas, das imperfeições, a tensão, as dobras e a poeira, algo que corta o corpo para dar à figura algo que mostre a realidade por meio do corpo tragicômico de palhaço”. Encerrando a turnê, a companhia se apresentará no dia 18 de agosto, às 20h, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
Das cinco apresentações que Virgílio Sieni fará no Brasil, três ocorrerão dentro do Festival Dança em Trânsito (Brasília, São Paulo e Salvador). A apresentação no Rio de Janeiro conta com parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O retorno da companhia para a Itália está previsto para o dia 20 deste mês.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.