Nesta terça-feira (30), os 240 moradores da comunidade de Martelo, e os 126 moradores da localidade de Maracanã, ambas em Ilha de Maré, receberam os vacinadores da Secretaria de Saúde de Salvador. A ação dá prosseguimento à imunização contra a Covid-19 da população quilombola da capital baiana.
A logística de transporte, feita em barcos, foi toda montada com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que acompanhou o transporte das doses e equipes até o local. Até o momento, já foram imunizados 1.430 cidadãos, sendo 978 da comunidade de Praia Grande e os outros 460, de Bananeiras.
Primeira a ser vacinada, Regina Menezes afirmou que foi uma conquista muito grande não só para ela, mas para toda a comunidade. “Eu tenho asma grave e para mim é uma garantia de estar imunizada e viver mais”. E completou: “Por favor, tomem a vacina!”
A enfermeira e também quilombola Maristela Menezes fez questão de dizer que os tambores do quilombo iam tocar mais alto em homenagem à vacinação do seu povo. “O reconhecimento, por parte da sociedade, de um povo tradicional que merece respeito traz muita felicidade, porque é algo histórico e que esperamos há muito tempo”.