Conceição Evaristo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Na última quinta-feira (15), a Academia Mineira de Letras anunciou que Conceição Evaristo é a nova ocupante da cadeira de nº 40. A escritora, nasceu em Belo Horizonte-MG e também é ficcionista e poeta. Segundo a comissão de apuração, ela disputou a cadeira com outros cinco candidatos, recebendo 30 votos entre 34 votantes.

Jacyntho Lins Brandão, presidente da instituição, conta que a chegada de Conceição chega para reconhecer sua trajetória como professora, romancista e poeta, nacionalmente e internacionalmente. Além disso, preencher a casa com suas qualidades e história de vida, com uma prática da lietratural. “Uma vivência, aliás, profundamente marcada por Minas e por Belo Horizonte”, define o presidente.

“Uma das escritoras mais notáveis da literatura brasileira contemporânea e poderosa representante das mulheres negras em nosso país, Conceição Evaristo vem trazer para a Academia Mineira de Letras a força da negritude, da diversidade e dos saberes afro-brasileiros. Sua eleição é um grande acontecimento literário e político-cultural para Minas e o Brasil”, afirma Maria Esther Maciel, acadêmica.

Conceição Evaristo. Foto: Reprodução/Itaú Social.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.